O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado nesta quarta-feira (11) para relatar um mandado de segurança que exige a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados. A CPI visa investigar supostas fraudes bilionárias no Banco Master.
A decisão sobre a relatoria foi feita pelo sistema eletrônico da Corte. Toffoli já havia deixado a relatoria de um inquérito anterior sobre o caso, após menções a seu nome em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, o que motivou sua saída voluntária. Contudo, ele não foi declarado impedido para novas distribuições.
O mandado de segurança foi protocolado pelo deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Ele argumenta que o pedido de CPI cumpriu todos os requisitos legais, incluindo 201 assinaturas, e que há omissão por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira, em não instalá-la.
O Banco Master teve sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em novembro de 2025, devido a um colapso financeiro. As investigações apontam para um esquema de fraudes estimado em R$ 17 bilhões, com a criação de carteiras de crédito falsas. O dono do banco, Daniel Vorcaro, foi preso em flagrante na época, sendo posteriormente solto e preso novamente.
As apurações também levaram ao afastamento de funcionários do Banco Central e à liquidação de outras instituições ligadas ao esquema, como a Reag Investimentos e o Banco Pleno.
Fonte: Agência Brasil