Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

CPI do Crime Organizado convoca ex-dirigentes do BC e quebra sigilo em investigação sobre Banco Master

CPI do Crime Organizado no Senado avança nas investigações sobre o Banco Master com quebra de sigilo e convocação de ex-dirigentes do BC e empresários.

Compartilhe
WhatsApp
CPI do Crime Organizado convoca ex-dirigentes do BC e quebra sigilo em investigação sobre Banco Master

A CPI do Crime Organizado do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) uma série de requerimentos para aprofundar as investigações sobre suspeitas de fraudes financeiras ligadas ao Banco Master. Serão convocados ex-dirigentes do Banco Central e empresários investigados, além de ter o sigilo bancário e fiscal do empresário Fabiano Campos Zettel quebrado. O objetivo é rastrear movimentações financeiras consideradas atípicas.

Foram convocados Paulo Sérgio Neves de Souza, ex-diretor de fiscalização do BC, e Bellini Santana, ex-chefe do Departamento de Supervisão Bancária. A CPI quer entender como o Banco Central supervisionou as operações agora sob investigação.

Também foram convocados os empresários Vladimir Timerman, da Esh Capital; Leonardo Augusto Furtado Palhares, da Varajo Consultoria; Ana Claudia Queiroz de Paiva, da Super Empreendimentos; e Marilson Roseno da Silva, escrivão aposentado da PF.

A comissão também solicitou ao ministro André Mendonça, do STF, o envio de provas reunidas em investigações sobre o Banco Master. Documentos da Polícia Federal sobre a morte do investigado Luiz Philippi Machado de Moraes Mourão, na Operação Compliance Zero, também foram requisitados.

A CPI pediu informações à Anac e à Prime You Táxi Aéreo para identificar passageiros de um jato Embraer Legacy 650, utilizado desde janeiro de 2025 e ligado à Prime Aviation.

Ficaram para análise separada os pedidos de convocação do ex-senador Pedro Taques e a quebra de sigilo do ex-ministro João Roma.

Fonte: O Globo

Leia também