A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança foi adiada nesta quarta-feira (4) na Câmara dos Deputados. A decisão ocorreu após impasses sobre pontos centrais do texto, que geraram divisão entre a base governista e a oposição.
A reunião da comissão especial, que analisaria o relatório do deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), estava prevista para a manhã de hoje. O encontro foi adiado para o meio-dia, mas a falta de consenso entre os parlamentares levou ao cancelamento definitivo, sem nova data marcada.
O principal ponto de discórdia é a inclusão da redução da maioridade penal no relatório, medida que enfrenta forte oposição de partidos de esquerda e do próprio governo. A possibilidade de um referendo sobre o tema, adicionada após aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça, também é questionada.
Outras divergências incluem o piso salarial para servidores da segurança pública e a isenção de imposto de renda para a categoria até R$ 10 mil, defendida pela oposição. Lideranças da Câmara se reunirão hoje às 14h para tentar solucionar o impasse.
Fonte: G1