Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Alckmin prevê acordo Mercosul-UE em vigor até maio

Vice-presidente Geraldo Alckmin acredita que acordo comercial entre blocos econômicos pode entrar em vigor até maio, após aprovação do Senado e sanção presidencial. Texto já passou pela Câmara e por parlamentos de Argentina e Uruguai.

Compartilhe
WhatsApp
Alckmin prevê acordo Mercosul-UE em vigor até maio

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (27) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia tem a expectativa de entrar em vigor em maio. A declaração foi feita em São Paulo.

Alckmin disse que o acordo deve ser aprovado pelo Senado Federal nas próximas duas semanas e, em seguida, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula. A Câmara dos Deputados já aprovou o texto nesta semana.

"Aprovado no Senado e assinado pelo presidente Lula, teremos uns 60 dias para a vigência. Esse é o plano. Então, se a gente conseguir resolver em março, até o fim de maio já pode entrar em vigência o acordo", explicou Alckmin.

A Argentina e o Uruguai já ratificaram o acordo em seus parlamentos nesta quinta-feira. A União Europeia também anunciou que aplicará provisoriamente o acordo para garantir vantagens comerciais.

O governo enviou uma proposta para a Casa Civil regulamentar as salvaguardas do acordo, mecanismos que permitem suspender a redução de tarifas em caso de aumento de importações. A expectativa é que essa regulamentação ocorra nos próximos dias.

O acordo prevê a eliminação de tarifas entre os blocos. O Mercosul zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos, enquanto a União Europeia eliminará tarifas sobre 95% dos bens do Mercosul em até 12 anos. A expectativa é que o acordo incremente as exportações brasileiras em cerca de US$ 7 bilhões.

Leia também