Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Gilmar Mendes defende inquérito das fake news

Ministro Gilmar Mendes, decano do STF, defende a continuidade do inquérito das fake news, aberto em 2019. Ele ressaltou a importância da investigação para a defesa da democracia e relembrou os ataques às instituições.

Compartilhe
WhatsApp
Gilmar Mendes defende inquérito das fake news

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quinta-feira (26) a continuidade do inquérito das fake news. A investigação foi aberta pela Corte em 2019 para apurar ataques à democracia e às instituições.

Durante discurso em celebração aos 135 anos do STF, Mendes ressaltou a importância da atuação do tribunal na defesa democrática e relembrou os atos de vandalismo contra a sede da Corte em 8 de janeiro de 2023.

O ministro afirmou que a abertura do inquérito foi uma medida necessária diante dos ataques ao STF, especialmente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. "O que seria do Brasil não fora a instauração do inquérito das fake news?", questionou.

O inquérito foi instaurado em março de 2019 pelo então presidente do STF, Dias Toffoli, com o objetivo de combater notícias falsas que atingiam a honra e a segurança do tribunal e de seus membros. Alexandre de Moraes foi nomeado relator do caso.

Críticas ao inquérito ressurgiram após decisão de Moraes envolvendo o presidente da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco), Kleber Cabral. Ele passou a ser investigado após dar entrevistas criticando operação da Polícia Federal que apura acessos ilegais a dados de ministros do STF.

Leia também