O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer morreu nesta quarta-feira (25) em Brasília, aos 78 anos. A Corte confirmou o falecimento do ex-magistrado, que estava internado no Hospital Sírio Libanês. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Hamburgo, na Alemanha, Fischer veio para o Brasil com um ano de idade e se naturalizou. Formou-se em Ciências Econômicas pela UFRJ em 1971 e em Direito pela Uerj no ano seguinte. Ingressou no Ministério Público do Paraná em 1974, como promotor substituto, e chegou a procurador da Justiça em 1990. Em 1996, foi escolhido para uma vaga de membro do MP no STJ.
Fischer presidiu o STJ no biênio 2012-2014 e o Conselho da Justiça Federal. Ao completar 20 anos na Corte em 2016, havia julgado quase 115 mil processos. Foi também professor de penal, ministro e corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, além de diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Era membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e Cidadão Honorário do Paraná.
O velório de Fischer ocorre nesta quinta-feira (26) na sede do STJ, com sepultamento previsto para a tarde no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Ele deixa a esposa, Sônia, e quatro filhos: Octávio, João, Denise e Fernando.
Fonte: O Globo