Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

TECNOLOGIA

Empresa de IA dos EUA acusa rivais chineses de roubo de dados em larga escala

Anthropic alega que empresas chinesas usaram técnica de "destilação" para roubar dados de seu chatbot Claude, levantando preocupações de segurança nacional.

Compartilhe
WhatsApp
Empresa de IA dos EUA acusa rivais chineses de roubo de dados em larga escala

A gigante americana de inteligência artificial Anthropic acusou nesta segunda-feira (24) três empresas chinesas de roubar em massa dados e propriedades intelectuais de seu chatbot Claude. As empresas DeepSeek, Moonshot AI e MiniMax teriam usado a técnica de "destilação" para extrair capacidades do modelo Claude ilegalmente.

A destilação consiste em usar resultados de um sistema de IA mais potente para aprimorar rapidamente outro menos capaz. Segundo a Anthropic, as empresas chinesas realizaram cerca de 16 milhões de interações com o Claude e criaram 24 mil contas falsas para obter essas capacidades.

A Anthropic alertou que essa prática representa um risco à segurança nacional, pois modelos criados por destilação ilícita podem não ter os mecanismos de segurança necessários para evitar usos indevidos, como desenvolvimento de armas biológicas ou ciberataques.

A OpenAI, concorrente da Anthropic e criadora do ChatGPT, apresentou acusações semelhantes a legisladores americanos. A Anthropic pediu ações coordenadas da indústria e do governo para combater o problema, afirmando que nenhuma empresa pode enfrentá-lo sozinha.

Leia também