Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

FUTEBOL

Uefa aceita Copa do Mundo de Clubes com 48 times

Entidade máxima do futebol europeu cedeu à pressão da Fifa e aceitou o aumento do número de participantes do Mundial de Clubes. A decisão visa aumentar receitas e a participação de gigantes europeus.

Compartilhe
WhatsApp
Uefa aceita Copa do Mundo de Clubes com 48 times

A Uefa não se oporá à expansão da Copa do Mundo de Clubes para 48 equipes, a partir de 2029. A informação é do jornal inglês The Guardian. O acordo foi selado após a Fifa garantir que o torneio manterá o formato atual de disputa a cada quatro anos, descartando a possibilidade de edições bienais.

O temor europeu era que um Mundial de Clubes ampliado pudesse prejudicar a Liga dos Campeões. Com o entendimento, a Uefa terá 16 vagas, um aumento em relação às 12 atuais, o que pode elevar as receitas e a participação de grandes clubes do continente.

A decisão também atende à demanda de clubes importantes que ficaram de fora da primeira edição do torneio e de grandes premiações. No entanto, dirigentes europeus ainda expressam preocupação com o impacto de um calendário mais extenso.

Espanha e Marrocos são os principais candidatos a sediar o Mundial de Clubes de 2029. O Brasil também manifestou interesse.

Fonte: O Globo

Leia também