Brasil, 7 de fevereiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Secretário de Fazenda afirma que Piauí não cobra ICMS na geração de energia solar

O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, afirmou nesta sexta-feira (6) que o Piauí não está cobrando ICMS de quem é proprietário de energia solar da geração. O secretário acrescentou que para energia chegar a uma residência, há um custo de produção, transmissão e distribuição.

“O Estado do Piauí não está cobrando ICMS de quem é proprietário de energia solar da geração. O questionamento é só sobre em relação aquilo que todo nós pagamos, que é uma parte da distribuição e uma parte da transmissão. Isso vem agora com essa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)”, explica.

De acordo com o secretário, há custo para a energia chegar a uma residência.

“O custo da energia para chegar em nossas casas, ele tem um custo de geração de energia, que é quando você tem aquela produção lá na Chesf ou na própria energia solar que está la na sua geração. Há também um custo de transmissão que é onde gera a energia e vai para rede pra Equatorial e você tem o custo de distribuição e outros custos agregados. Todos esses custos são fatos geradores do ICMS. Então essa parte do custo de distribuição e transmissão, a próprio Lei 14.300 começou a fazer uma cobrança dessa parcela em benefício das empresas e companhias de energia elétrica. Esse valor é tributado novamente e com isso o estado cobra novamente o ICMS em cima do que é distribuição e transmissão”, completa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes