O prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (23). Esta é a última oportunidade para estudantes que desejam concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do programa. No Piauí, estão disponíveis quase 11,5 mil vagas em cursos de graduação, distribuídas entre universidades federais, estadual e o instituto federal.
Ao todo, o Sisu 2026 reúne 274,8 mil vagas distribuídas em 7.399 cursos de graduação, ofertados por 136 instituições públicas de todas as regiões do país. O processo seletivo é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar do Sisu 2026 os candidatos que realizaram o Enem nas edições de 2023, 2024 ou 2025, desde que não tenham zerado a redação e não tenham participado do exame na condição de treineiro. A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser feita pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Durante o período, o candidato pode escolher até duas opções de curso, com possibilidade de alteração até o encerramento das inscrições. A última escolha registrada é a considerada válida pelo sistema.
De acordo com o edital do Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo contará com apenas uma etapa de inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, e os estudantes selecionados deverão realizar a matrícula diretamente nas instituições de ensino a partir de 2 de fevereiro de 2026.
Candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. A convocação será feita diretamente pelas instituições, conforme a disponibilidade de vagas remanescentes.
No que se refere às políticas de inclusão, os candidatos poderão concorrer tanto na ampla concorrência quanto nas modalidades de reserva de vagas previstas pela Lei de Cotas e pelas ações afirmativas próprias das instituições. O MEC informou que a classificação ocorre inicialmente na ampla concorrência e, posteriormente, são aplicados os critérios de distribuição das vagas reservadas.
Além do Sisu, as notas do Enem também poderão ser usadas para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas de 26 a 29 de janeiro, e para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento para cursos em instituições privadas.
Como se inscrever no Sisu
- Acesse o site oficial: Entre no portal do Sisu
- Faça login: Use sua conta no Gov.br para acessar o sistema.
- Preencha o questionário socioeconômico: Complete as informações exigidas, especialmente para o perfil de cotas.
- Escolha até duas opções de curso: Selecione suas preferências entre os cursos disponíveis nas universidades públicas.
- Revise e envie sua inscrição: Você pode alterar as opções de curso até o fim do período de inscrição, 23 de janeiro. A última inscrição registrada será a válida.
- Aguarde o resultado: A chamada regular será divulgada em 29 de janeiro.
- Liste-se para a lista de espera (se necessário): Caso não seja selecionado, manifeste interesse entre 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
Cronograma do Sisu:
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Chamada regular: 29 de janeiro
- Matricula junto à instituição: 02 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro










