O presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje ter definido com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a estrutura de um futuro acordo referente à Groenlândia. Republicano não detalhou, porém, como seria esse acordo. Após a manifestação do norte-americano, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, declarou que a afirmação de Trump foi “extremamente pertinente”.
“Essa solução, se concretizada, será excelente para os Estados Unidos da América e para todos os países da Otan”, escreveu Trump na Truth Social.
Estrutura do acordo será divulgada “muito em breve”, afirmou o republicano a repórteres. Segundo o jornal New York Times, Trump declarou que o acordo ainda está em fase de desenvolvimento, mas “avançado”, acrescentando que a medida “garante [aos EUA] tudo o que precisávamos”. Ele não quis responder se a resolução incluiria a compra da Groenlândia pelos EUA.
“É um acordo definitivo a longo prazo. E acho que coloca todos em uma posição muito boa”, falou o presidente dos EUA. Mais tarde, ele declarou que a duração do acordo é “infinita” e ressaltou que todos ficariam satisfeitos com as medidas.
Com isso, presidente dos EUA disse ter decidido suspender as tarifas que entrariam em vigor em 1º de fevereiro. Na semana passada, o líder republicano ameaçou impor mais 10% de tarifas à União Europeia se a Dinamarca não “retribuir o favor de anos” entregando a área da Groenlândia.
Com informações da Reuters










