O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, foi confirmado nesta quarta-feira (21) para assumir o comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública do governo Lula. O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva fez o anúncio.
Chico Lucas é formado em direito pela Universidade Federal do Piauí e atua como procurador do estado desde 2009. É considerado um nome de confiança do governador Rafael Fonteles (PT).
Ao longo da carreira, já ocupou a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, de 2016 e 2018, além da presidência da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado.
Na gestão pública, foi diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí de 2019 a 2022 na gestão de Wellington Dias (PT).
Lucas também era um nome reivindicado pelo Consesp (Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública) para assumir o cargo. O órgão reúne os secretários de segurança de todas as unidades federativas do país.
Antônio Luiz assume Segurança
Com a saída de Chico Lucas, governador Rafael Fonteles vai nomear Antônio Luiz como novo secretário de Segurança, pasta estratégica do governo..
Antônio Luiz, que está na Secretaria de Saúde, é um nome de extrema confiança de Rafael Fonteles. Na Saúde, o nome mais provável é Dirceu Campêlo, atual superintendente de Média e Alta Complexidade.














