Teresina recebeu R$ 3,5 milhões em investimentos internacionais por meio do Projeto CITinova II, com a contratação de três importantes produtos: o Plano de Ação Climática, o Plano de Biodiversidade Urbana e um projeto-piloto de urbanismo de baixa emissão. acaba de dar mais um passo decisivo rumo ao desenvolvimento urbano sustentável. Os municípios que integram a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE) também foram contemplados,
Bessah Araújo Costa Reis Sá, secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), destacou as oportunidades geradas por tais recursos.
“Para o município, esses recursos geram benefícios diretos, como soluções integradas de planejamento que superam barreiras administrativas, fortalecendo a resiliência ambiental e o crescimento ordenado em uma região de médio porte com desafios crescentes. A SEMAM, em articulação com a Coordenação da Agenda Teresina 2030 e a SEMAI, está plenamente inclusa e interessada na execução do projeto, atuando como interlocutora essencial para garantir a implementação eficaz e o alinhamento com políticas municipais.”
Para Júlio Arcoverde, secretário municipal de Articulação Institucional (SEMAI), a conquista é reflexo direto do esforço conjunto entre os entes locais e internacionais.
“O papel da Secretaria de Articulação Institucional é justamente construir pontes. Essa conquista é resultado do diálogo entre o município, os organismos internacionais e os demais entes da RIDE, garantindo que Teresina esteja inserida nas principais agendas globais sobre clima. Não se trata apenas de planos, mas de soluções que vão impactar a vida das pessoas, seja na mobilidade, na qualidade ambiental ou na adaptação às mudanças climáticas. É planejamento hoje para garantir uma cidade pronta para o futuro.”
Regiões metropolitanas
Teresina está entre as três regiões brasileiras escolhidas para receber ações diretas do CITinova II, ao lado das regiões metropolitanas de Belém (PA) e Florianópolis (SC).Na capital piauiense, a Coordenação da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) são responsáveis por articular localmente o projeto, garantindo a interlocução entre as instituições nacionais, internacionais e os municípios da RIDE.
O CITinova II – Promoção do planejamento metropolitano integrado e de investimentos em tecnologia urbana inovadora – no Brasil é um projeto executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), que também atua como agência implementadora. O investimento advém do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility), que reúne recursos doados por países signatários da Convenção da ONU para o Clima e a Biodiversidade, visando apoiar a proteção dos ecossistemas em escala global.
Fonte: Semcom


