A recente missão de evacuação médica realizada por quatro astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) marcou um importante capítulo na história da exploração espacial. O evento ocorreu em menos de uma semana de planejamento e foi impulsionado pela necessidade de cuidados médicos urgentes para um dos membros da tripulação.
Detalhes da evacuação
O módulo SpaceX Dragon se desenganchou da ISS às 17h20 (horário de Brasília) e deu início a um voo espacial de aproximadamente 10 horas até o ponto de reentrada na atmosfera terrestre. Apenas 20 minutos após o desacoplamento, o veículo realizou duas queimas de motor, afastando-se da estação espacial e deixando a zona de segurança conhecida como “Keep Out Sphere”, uma área imaginária que visa proteger a ISS de colisões durante os acoplamentos e desacoplamentos.
O capsule transportou os astronautas da NASA, Zena Cardman e Mike Fincke, o astronauta japonês Kimiya Yui e o cosmonauta russo Oleg Platonov. A previsão é que a reentrada ocorra nas proximidades da costa da Califórnia, por volta das 3h41 da manhã do dia 15 de janeiro.
Processo de desacoplamento
A operação de reentrada está programada para ocorrer por volta das 2h50. Durante esse procedimento, os motores do Dragon serão acionados brevemente para reduzir a velocidade da cápsula, permitindo que a gravidade a traga de volta à Terra. Após a reentrada na atmosfera, serão acionados paraquedas de reserva e principais antes do pouso no mar.
Segundo representantes da SpaceX e da NASA, todo o processo de desacoplamento será executado automaticamente pelos computadores da cápsula, garantindo uma operação segura e eficiente.
Motivos para a evacuação
A Crew-11 não estava programada para retornar à Terra por mais um mês, mas a situação médica de um dos tripulantes, que sofreu um grave problema de saúde no dia 7 de janeiro, levou ao cancelamento de uma caminhada espacial planejada. O nome do astronauta afetado não foi divulgado, mas o médico-chefe da NASA, Dr. James Polk, afirmou que a pessoa está estável e não corre risco iminente.
O novo administrador da NASA, Jared Isaacman, tomou a decisão de antecipar o retorno da tripulação, enfatizando que a condição médica era considerada “séria” e exigiria cuidados adicionais na Terra. Vale ressaltar que esta é a primeira vez que uma missão na ISS termina mais cedo devido a razões médicas.
Dr. Polk esclareceu que a condição médica do astronauta não está relacionada à caminhada espacial cancelada anteriormente ou a qualquer outra operação a bordo da estação. Ele sugeriu que a situação se tratava de um problema médico enfrentado em ambientes de microgravidade, embora não tenha entrado em detalhes durante uma coletiva de imprensa.
Expectativas futuras
A Crew-11 chegou à ISS em 1º de agosto de 2025, e seu retorno estava originalmente agendado para o final de fevereiro. A data de partida foi antecipada porque a Crew-12 deve chegar a bordo de uma nova cápsula Dragon SpaceX, o que não acontecerá antes de 15 de fevereiro.
Enquanto isso, uma equipe composta por astronautas, incluindo Chris Williams da NASA, que chegou à ISS por meio de uma missão com a espaçonave russa Soyuz em novembro de 2025, continuará a manutenção da estação.
Isaacman também mencionou que qualquer decisão sobre o avanço do lançamento da Crew-12 não afetaria a missão Artemis II, programada para fevereiro de 2026, que será a primeira missão com tripulação a orbitar a lua desde 1972.
Dez meses atrás, a SpaceX e a NASA realizaram uma missão de resgate histórica para recuperar os astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore, que estavam presos na ISS por 286 dias após uma falha na espaçonave Boeing Starliner.
Uma coletiva de imprensa já está agendada para a manhã de quinta-feira, quando a Crew-11 retornar à Terra em segurança. Alinhada com os padrões de sistema humano de voo da NASA, a evacuação seguiu os procedimentos de retorno de contingência sempre que os recursos médicos a bordo se tornassem insuficientes.
Estudos estatísticos sugeriram que tais eventos poderiam ocorrer a cada três anos, embora a estratégia de evacuação nunca tenha sido utilizada antes. O astronauta que está retornando para tratamento foi bem assistido pelos colegas de tripulação até que um plano de partida foi elaborado.


