Nesta quarta-feira (14), a oficina de Palha de Carnaúba fez parte da programação especial “Férias Criativas”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Piauí, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi). A atividade, realizada na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão nas técnicas tradicionais de trançado e modelagem da palha de carnaúba, um dos insumos mais simbólicos do rico artesanato piauiense.
A importância da preservação cultural
A artesã Elisângela Pereira, responsável pela oficina, destacou a relevância da atividade não apenas para o aprendizado de técnicas, mas também para a preservação e valorização da cultura local. Segundo ela, “Trouxemos essa oficina aqui no berço do artesanato piauiense e, com ela, a gente resgata a cultura da esteira, da trança, do cofo e do surrão.” A aceitação das participantes foi muito positiva, permitindo que várias peças fossem confeccionadas durante a sessão prática. “Estou muito feliz de estar aqui transmitindo o meu conhecimento e ensinando para essas meninas um pouco da cultura piauiense, a nossa cultura da roça, a nossa cultura nordestina”, complementou Elisângela.

Fortalecimento da aprendizagem coletiva
Além de resgatar saberes tradicionais, a oficina promove o contato direto com processos manuais, enfatizando seu caráter prático e formativo. A coordenadora de Cursos e Eventos da Sudarpi, Kassiara Rego, afirmou: “Ao promover oficinas formativas, ampliamos o acesso da população às técnicas tradicionais e fortalecemos a Casa do Artesão como um espaço de aprendizado coletivo. São ações que estimulam a troca de conhecimentos e valorizam o artesão como agente fundamental da nossa cultura.”
A aluna Raquel Reis, vinda do município de Piracuruca, expressou seu entusiasmo: “Está sendo um prazer enorme participar deste curso de trançado de palha. Na minha cidade, já ministro cursos de crochê e vim em busca de mais conhecimento para repassar aos nossos alunos e fortalecer o trabalho que desenvolvemos lá.” Raquel demonstra a importância da continuidade do aprendizado e do compartilhamento de saberes em sua comunidade.

Motivações pessoais e profissionais
A aluna Janielle Brandão, que é arquiteta e urbanista, compartilhou suas motivações para participar da oficina. “Sou apaixonada por artesanato, especialmente o piauiense. Duas motivações me trouxeram para este curso: a primeira é que já trabalho com projetos de edificações em barro e com tijolos ecológicos, e alguns clientes chegam com essa pegada mais rústica, com o desejo de ambientes com mais identidade local, com identidade piauiense. Então, é também meu dever oferecer ambientações que tragam o artesanato local”, explicou.

Encerramento das Férias Criativas
A oficina de Palha de Carnaúba é uma das atividades que compõem o ciclo de “Férias Criativas”, que começou em 12 de janeiro com a oficina de Arte Santeira. A próxima e última atividade programada para este ciclo é a oficina de Quilling, marcada para o dia 16 de janeiro. Essas iniciativas refletem o compromisso da Secult em promover e valorizar a cultura piauiense através do artesanato e da formação de novos artesãos.

