Brasil, 14 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Flamengo retorna a Moça Bonita após nove anos em busca de vitória

Quase nove anos separam o dia de hoje da última vez que o Flamengo visitou Moça Bonita em um torneio profissional. O período de ausência no estádio será encerrado às 21h30, quando o rubro-negro visita o dono da casa, o Bangu, em jogo da 1ª rodada do Campeonato Carioca — a equipe de garotos estreou no domingo, no empate por 1 a 1 com a Portuguesa, em partida antecipada da 5ª rodada.

O reencontro histórico

Os Estaduais costumam ser momento de reencontro dos grandes clubes com equipes que já foram rivais em décadas passadas e “templos” que não recebem mais as principais competições do calendário. No Carioca, um dos principais é o local de arquibancadas de cimento e quase nenhuma cobertura, encravado na Zona Oeste, no bairro conhecido como o mais quente do Rio. O estádio de Moça Bonita, onde o Bangu manda seus jogos, é um símbolo dessa tradição e carregado de histórias e rivalidades.

A última vez que o Flamengo jogou em Moça Bonita foi em 4 de fevereiro de 2017, quando goleou o Nova Iguaçu por 4 a 0. Naquela tarde, o técnico Zé Ricardo levou a campo uma formação que muitos torcedores podem não lembrar de imediato, mas que fez história: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Adryan; Gabriel e Guerrero. Naquela partida, Guerrero e Mancuello marcaram duas vezes cada, sendo uma lembrança marcante para os torcedores do Flamengo.

As melhorias do Bangu e o contexto atual

O jogo de hoje não é apenas uma reedição do passado, mas também um reflexo das mudanças nos dois clubes. O Bangu, que por muito tempo enfrentou dificuldades, conseguiu melhorar sua infraestrutura, com destaque para o novo sistema de iluminação, facilitando assim a realização de jogos noturnos. Esse retorno do Flamengo a Moça Bonita é comemorado pela diretoria do Bangu, que ressaltou o esforço em cumprir todos os requisitos técnicos necessários para a realização da partida.

Os cerca de 7 mil ingressos colocados à venda se esgotaram rapidamente, demonstrando a paixão dos torcedores pela volta de grandes jogos ao estádio. O momento atual do Flamengo e de Moça Bonita pode ser divergente, mas a história vai muito além dos anos recentes. Segundo números do site “Fla Estatística”, o clube tem 61 jogos no campo do subúrbio, com 40 vitórias, oito empates e 12 derrotas, totalizando um aproveitamento de 70% e 140 gols marcados contra 64 sofridos.

História do Flamengo em Moça Bonita

O estádio de Moça Bonita foi inaugurado em 1947 e chegou a ter capacidade para 15 mil pessoas — hoje, pode receber até 9 mil. O Flamengo foi derrotado por 4 a 2 pelo Bangu em seu primeiro jogo, um amistoso em março de 1948, mas deu o troco ao devolver o placar no primeiro jogo oficial, em dezembro do mesmo ano, pelo Campeonato Carioca.

Ao longo da história, o Flamengo enfrentou o Bangu e outras equipes menores pelo Estadual, mas também participou de jogos significativos no estádio. Em 1992, por exemplo, enquanto o Maracanã estava interditado devido a um trágico acidente, o Flamengo jogou em Moça Bonita pela Supercopa Libertadores, vencendo o Grêmio e o Estudiantes (Argentina) nas duas ocasiões.

Além dos jogros contra o Bangu, o Flamengo também disputou clássicos em Moça Bonita, incluindo três partidas contra o Vasco em 1993. O estádio também foi palco do primeiro W.O. duplo da história do futebol carioca, durante um Fla-Flu que terminou sem gols devido a conflitos entre as diretorias dos clubes e a federação local.

Expectativas para o jogo de hoje

O atual técnico do Flamengo, Bruno Pivetti, deve escalar a mesma equipe que empatou com a Portuguesa, mas com a possibilidade de incluir Kaio Nóbrega e Alan Santos, que foram bem na partida anterior. Este reencontro em Moça Bonita promete ser um momento especial não apenas para os torcedores do Bangu, mas também para a jovem equipe do Flamengo, cuja maioria dos jogadores provavelmente era criança durante a última visita ao estádio.

A expectativa está alta, e a partida é uma oportunidade não apenas para o Flamengo reafirmar sua força no Campeonato Carioca, mas também para celebrar a rica história que une o clube ao Estádio de Moça Bonita. O clima quente da Zona Oeste deve adicionar um tempero especial ao reencontro, e os torcedores já estão prontos para apoiar suas equipes em um dos antigos palcos do futebol carioca.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes