Brasil, 14 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Casa & Video consegue liminar contra credores em tentativa de recuperação judicial

O grupo responsável pelas varejistas Casa & Video e Le Biscuit conseguiu na Justiça do Rio uma liminar que lhe concede um período de 60 dias de proteção contra credores. A decisão, apurada pela coluna, fornece um fôlego provisório para que a companhia promova negociações e se prepare para uma eventual recuperação judicial, procedimento comum em casos de crise financeira.

Pressões financeiras e contexto do processo

Segundo fontes próximas ao negócio, embora a empresa ainda gere caixa, ela vem sendo pressionada por juros elevados e pelos desafios do comércio eletrônico. Além disso, fenômenos como os bets, apostas online que impactam a renda da classe C, contribuem para a deterioração do cenário financeiro da companhia.

Fusão e história do grupo

A Casa & Video e a Le Biscuit anunciaram sua fusão em 2022. Na ocasião, a Polo Capital, gestora carioca liderada por Marcos Duarte — que controla a Casa & Video — ficou com cerca de dois terços da nova empresa, a CVLB. Os demais acionistas incluem antigos investidores da Le Biscuit, como a Vinci, a família Santana, fundadora da marca, e a gestora americana Siguler Guff.

Investimentos e dificuldades anteriores

A Polo Capital investiu na varejista há mais de uma década, após a companhia passar por uma fase delicada, inclusive chegando a ser fechada pela Polícia Federal em 2008, sob acusação de sonegação fiscal. Depois, a Casa & Video passou por recuperação judicial e foi adquirida pelo advogado Fábio Carvalho. Pouco antes da pandemia, a gestora comprou a participação do advogado, assumindo o controle total da marca. Apesar de duas tentativas de abertura de capital (IPOs), os processos não foram concretizados.

Perspectivas futuras

O processo de proteção contra credores está em segredo de Justiça na 1ª Vara Empresarial do Rio, e deve ser um momento de expectativa para compradores, credores e investidores. A estratégia busca dar tempo para a reorganização financeira do grupo, em uma fase de grande turbulência no setor varejista brasileiro.

Para acompanhar as atualizações sobre o caso, acesse a matéria completa no site do Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes