Brasil, 13 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Xabi Alonso quebra silêncio e desabafa após queda no Real Madrid

Xabi Alonso, agora ex-técnico do Real Madrid, quebrou o silêncio e se pronunciou nesta terça-feira (13), após ter sido demitido do gigante da Espanha na última segunda. Por meio de um post nas redes sociais, o comandante de 44 anos desabafou e admitiu que a passagem pelos merengues não foi da forma que ele próprio esperava.

Desabafo nas redes sociais

“Esta etapa profissional chegou ao fim, e não correu como gostaríamos. Treinar o Real Madrid foi uma honra e uma responsabilidade. Agradeço ao clube, aos jogadores e, acima de tudo, aos torcedores e aos fãs do Real Madrid pela confiança e apoio. Saio com respeito, gratidão e orgulho por ter dado o meu melhor”, escreveu Xabi Alonso.

O treinador não resistiu à derrota madridista para o Barcelona pela final da Supercopa da Espanha. A partida acabou em 3 a 2 para os catalães, que ficaram com o título do torneio. O clima na equipe, por sua vez, vinha se deteriorando, especialmente após as recentes atuações que geraram críticas contundentes.

Comunicado do Real Madrid

Em comunicado divulgado pelo Real, o clube afirmou que a saída de Xabi Alonso ocorreu em comum acordo e que ele sempre terá o carinho e a admiração de todos por sua história na instituição. “O nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda a sua equipe técnica pelo trabalho e dedicação durante este período e deseja-lhes muita sorte nesta nova etapa das suas vidas”, destacou o clube espanhol.

Contestações e desafios

Apesar de seu histórico de sucesso como jogador e a expectativa que sua chegada ao comando do Real Madrid gerou, a trajetória de Alonso na equipe foi marcada por desafios. A última partida de Xabi no comando do Real foi justamente no último domingo (11), na derrota para o Barcelona na decisão da Supercopa da Espanha. Desde sua chegada, o treinador enfrentou críticas e dúvidas sobre suas escolhas táticas e decisões em momentos cruciais.

Após um excelente trabalho no Bayer Leverkusen, o técnico desembarcou no time da capital espanhola no início desta temporada, com a missão de substituir o italiano Carlo Ancelotti. Sua primeira competição à frente da equipe madridista foi o Mundial de Clubes, que aconteceu entre junho e julho. Infelizmente, os espanhóis foram eliminados na semifinal, ao serem goleados por 4 a 0 pelo PSG.

Desempenho na temporada

A temporada atual não foi fácil para o Real Madrid sob o comando de Alonso, que, no momento de sua saída, tinha a equipe em 6º lugar na Liga dos Campeões, zona que garante uma vaga direta para as oitavas de final. No Campeonato Espanhol, a equipe ocupava a segunda posição, com 45 pontos, quatro a menos que o Barcelona, líder da competição. Além disso, na Copa da Espanha enfrentam o Albacete nas oitavas.

Xabi Alonso deixa o Real Madrid após comandar a equipe em 34 jogos, conquistando 24 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Assim, ele alcançou um aproveitamento de 74,5%, que, embora expressivo, não foi suficiente para assegurar sua permanência em um clube com aspirações de títulos.

A saída de Alonso marca um novo capítulo na história do clube e na carreira do treinador, que certamente buscará corrigir os erros e aprender com a experiência vivida no Real Madrid. As próximas etapas de sua jornada ainda são incertas, mas o respeito e a admiração que conquistou na instituição permanecerão como uma parte importante de sua trajetória profissional.

O futuro de Alonso é uma incógnita, mas uma coisa é certa: sua passagem pelo Real Madrid ficará marcada tanto por suas vitórias quanto pelos desafios enfrentados. Para os torcedores e fãs do futebol, a expectativa agora é saber qual será o próximo passo do técnico que conquistou o coração de muitos no Bernabéu.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes