A região conhecida como Cacimbão, na zona rural de Parnaíba, vem recebendo melhorias contínuas em sua rede de distribuição. Nas últimas semanas, a Águas do Piauí modernizou o sistema a partir da troca de registros e da ativação de um reservatório que estava inoperante na área.

As intervenções já são sentidas pela população. Maria José dos Reis Araújo, por exemplo, conta que a água tem chegado com mais frequência e mais força em sua casa. “De sábado para cá, está bom demais. Estou até tomando banho de chuveiro, porque antes não subia, a gente tinha que levar os baldes cheios para poder banhar. Também estou conseguindo lavar roupa sem precisar reservar água, porque está saindo na torneira”, detalha.

Dona Aldira Araújo, que mora no Cacimbão há mais de 60 anos, reforça a melhora dos últimos dias. “Antigamente era muito difícil, mas com tudo que a Águas do Piauí chegou, só tenho a agradecer a Deus e à equipe que a gente vê trabalhando dia e noite”, completa.

O representante comercial, Ricardo Barbosa, que também mora na região, destaca a satisfação de estar recebendo água tratada em sua residência. “Nós vimos o esforço da empresa, principalmente nos últimos 45 dias. E, nos últimos três dias, estamos conseguindo receber água com pressão considerável. Água tratada, com todas as especificações, boa para beber, cozinhar, lavar”, pontua.
Ações executadas
O gerente executivo da Águas do Piauí, Célio Damásio, explica que, apesar do histórico crônico e desafiador do Cacimbão, a concessionária está executando ações importantes que já trazem retorno imediato ao abastecimento. “Após estudos de viabilidade, ativamos, semana passada, um reservatório de 30 mil litros de água na região. Essa ativação ampliou a capacidade de reservação do sistema e será fundamental para os próximos passos. Estamos aguardando a análise de qualidade da água de um poço do Cacimbão para poder interligá-lo à rede e assim trazer ainda mais água para os moradores”, afirma.
Já com a troca dos registros das ruas do Cacimbão foi possível setorizar a rede de distribuição. “Quando falamos de registros, sua função é bem semelhante aos que temos em casa, por exemplo, quando você precisa trocar uma torneira do banheiro, você fecha apenas o registro do cômodo, sem precisar desligar a água de toda a casa. Então, o que ocorria antes no Cacimbão era que, sem os registros setorizados, para fazer qualquer reparo na rede, tínhamos que parar toda a distribuição de água da região. Agora, com as trocas, conseguimos interromper o fornecimento apenas para o setor que precisa de reparo, sem prejudicar toda a população”, exemplifica.
As melhorias em Cacimbão são parte dos esforços contínuos da Águas do Piauí para garantir um abastecimento de água mais eficiente e confiável para a população local, transformando a realidade hídrica e promovendo mais qualidade de vida para os moradores da região.

