O Procon Alepi realizou 6.225 atendimentos em 2025. O cartório registrou mais de 2.577 retornos, 1.776 protocolos de notificações, 901 audiências oficialmente registradas no período analisado e 27 Processos Administrativos instaurados.
André Soares, assessor jurídico do Procon Alepi, ressaltou que os consumidores buscaram o órgão para solucionar conflitos relacionados a vícios de produtos, má prestação de serviços, cobranças indevidas, publicidade enganosa, negativação indevida e fraudes contratuais.
“Várias reclamações foram formalizadas. Envolveram demandas individuais e coletivas em setores diversos, como telecomunicações, serviços financeiros, comércio eletrônico, planos de saúde, energia e varejo”, afirmou
O assessor jurídico também enfatizou a importância do programa Assembleia em Ação deste ano. Destacou que essa iniciativa trouxe a Assembleia para mais perto da população, beneficiando especialmente o Procon.
“Muitas pessoas enfrentam obstáculos para ir até o Procon, e essa aproximação ajuda a facilitar o acesso a informações, esclarecer dúvidas e registrar reclamações, além de permitir a solicitação de fiscalização de eventuais irregularidades”, afirmou.
Conciliação
O Procon Alepi busca principalmente promover ações que atuam na prevenção conciliatória e repressiva, buscando o equilíbrio nas relações de consumo e promovendo a proteção da dignidade do cidadão. Evita a judicialização excessiva, contribuindo para o controle de práticas abusivas, assegurando mecanismos acessíveis de resolução de conflitos.




