Brasil, 2 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Petrobras inicia produção na plataforma P-78 no campo de Búzios

A Petrobras informou nesta sexta-feira (2) que iniciou, na quarta-feira (31), a produção de petróleo na plataforma P-78, localizada no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A nova unidade tem capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, elevando a produção total do campo para aproximadamente 1,15 milhão de barris diários.

Expansão da oferta de gás natural com nova operação

A operação da P-78 também facilitará a exportação de gás para o continente, por meio da interligação com o gasoduto Rota 3, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Com isso, a oferta de gás natural pode aumentar em até 3 milhões de metros cúbicos diários, ampliando o abastecimento no Brasil.

Meta de produção para 2026 e impacto no Brasil

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a entrada em operação da P-78 já contribui para a meta da companhia de aumentar a produção de petróleo e gás em 2026. “Projetamos produzir 2,5 milhões de barris de petróleo por dia neste ano, grande parte dessa produção virá de Búzios, o maior campo do Brasil em reservas e produção”, afirmou.

Ela destacou ainda que a plataforma possui tecnologias voltadas à redução de emissões e maior eficiência operacional, como sistemas de recuperação de gases de queima, variação na rotação de bombas e compressores, além de integrações energéticas entre processos de óleo e gás.

Características técnicas e importância do campo de Búzios

A plataforma P-78 é a sétima em operação no Campo de Búzios, que, em outubro de 2025, ultrapassou a marca de 1 milhão de barris por dia, consolidando-se como o maior do país em reservas. Descoberto em 2010, o campo está localizado a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, a mais de 2 mil metros de profundidade.

De acordo com a Petrobras, o projeto foi desenvolvido com foco na sustentabilidade, incorporando tecnologias de redução de emissões e maior eficiência energética, reforçando o compromisso da estatal com a transição para uma economia de baixo carbono.

Para mais informações, acesse a fonte oficial da Petrobras aqui.

PUBLICIDADE

Sem título

h1>O que assistir em 2026: Filmes e séries imperdíveis para começar bem o ano Com o início de 2026, é hora de preparar a lista

Leia mais »

Institucional

Anunciantes