A bolsa de Londres abriu 2026 com alta de 0,7%, fechando aos 10.001,20 pontos na primeira sessão do ano. O desempenho marca a superação do patamar de 10 mil pontos pela primeira vez desde 2009.
Índice supera 10 mil pontos pela primeira vez desde 2009
O índice de referência da bolsa britânica, que inclui grandes empresas como a petrolífera BP, a telecomunicações Vodafone e o banco HSBC, avançou após uma valorização de 21% em 2025. Segundo analistas, o forte desempenho no último ano foi impulsionado pelas quedas nas taxas de juros no Reino Unido e pelo aumento na redução dos custos de endividamento pelo Federal Reserve dos Estados Unidos.
Fatores que motivaram o crescimento
A redução nas taxas de juros no Reino Unido favoreceu o ambiente de investimentos, estimulando a entrada de capital estrangeiro na bolsa. Além disso, o cenário global de menor custo de dívida diante de políticas monetárias mais acomodatícias contribuiu para o bom início de 2026.
Perspectivas para o mercado britânico
Especialistas afirmam que o desempenho positivo da bolsa no início do ano deve se consolidar, com expectativas de continuidade do ritmo de crescimento. “O mercado está reagindo a um cenário de menor incerteza econômica e política”, explica a analista Laura Costa, da corretora BTG Pactual.
Para conferir a matéria na íntegra, acesse o site do O Globo.


