Brasil, 30 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Milhares de jovens cristãos participam de encontro ecumênico em Paris

De 28 de dezembro de 2025 a 1º de janeiro de 2026, Paris acolhe jovens de 18 a 35 anos de diversos países para o 48º Encontro Europeu organizado pela Comunidade de Taizé. A celebração, que reúne cerca de 15 mil participantes, inclui orações em igrejas, atividades comunitárias e testemunhos de esperança, com destaque para a participação de 1.000 jovens ucranianos.

Um momento de unidade ecumênica e reflexão

O evento reúne cerca de 60 irmãos da Comunidade de Taizé, fundada em 1940 com a missão de promover a unidade na Igreja e na família humana. Segundo Brother Mathew Thorpe, atual prior da comunidade, o encontro é uma oportunidade para “romper com algoritmos e experimentar a escuta mútua, abrir o coração para acolher os outros como são”.

As atividades incluem orações comunitárias em igrejas de Paris, iniciativas locais, depoimentos de esperança e oficinas. As orações vespertinas ocorrem na Arena Accor, que comporta mais de 20 mil pessoas, além de acolhimento de famílias parisienses e espaços de paróquia, escolas e centros esportivos.

Espaço de apoio e esperança para jovens

Entre as novidades deste ano, destaca-se a criação de um centro de suporte psicológico na igreja de Notre-Dame de l’Arche d’Alliance, destinado a ajudar jovens vítimas de abuso. Brother Thorpe enfatiza que o encontro oferece “um espaço para que os jovens escutem Cristo no fundo de si mesmos” e que essa experiência os ajude “a seguir sua jornada com Cristo”.

O prior da comunidade também destacou que o objetivo principal é que os jovens recebam algo que os inspire a se tornarem peregrinos de paz e esperança, ajudando a eliminar as barreiras que dividem a sociedade.

Participação internacional e mensagem de esperança

Pedro del Río Granado, de 22 anos, representante da Arquidiocese de Madri, considera o encontro uma “experiência muito importante” para iniciar o ano com Deus. O sucessor de Brother Roger, Brother Alois, afirmou que essa experiência ajuda a compreender o Evangelho e demonstra como a fé cristã pode unir diferentes culturas na Europa.

Antes do início do encontro, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviou uma mensagem aos jovens, destacando a necessidade de “visão clara, coragem e esperança” para construir a paz, resistindo à violência, à exclusão e ao desprezo pelo próximo. A mensagem reforça o papel dos jovens como construtores de paz e testemunhas de uma fé humilde, marcada pelo serviço.

Este relato foi primeiramente publicado pela ACI Prensa, parceiro de notícias em espanhol da CNA, e adaptado para o português.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes