A combinação de escolher seis números entre 60 dezenas possíveis na Mega da Virada resulta em 50.063.860 possibilidades únicas. Essa estatística mostra que a probabilidade de ganhar o prêmio máximo com um bilhete é de cerca de 0,000001997%, ou uma em 50 milhões.
Probabilidades e exemplos do cotidiano
A matemática Andreia Ferreira compara a Mega-Sena a eventos raros do dia a dia para ajudar a dimensionar esse cenário. Segundo ela, a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é de aproximadamente uma em um milhão, enquanto a de vencer na Mega-Sena é de uma em 50 milhões.
— Estatisticamente, é muito mais provável ser atingido por um raio do que acertar as seis dezenas da Mega-Sena com uma única aposta — afirma Andreia Ferreira.
Outros riscos inesperados
Outro exemplo citado pela especialista é o risco de ataques de tubarão. A probabilidade de uma pessoa ser mordida por um tubarão ao entrar no mar é estimada em uma em 10 milhões, número ainda maior do que o de ganhar o prêmio principal na loteria. Em praias como Boa Viagem, em Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, esses cuidados precisam ser redobrados.
Compare as probabilidades
Segundo a matemática, também é mais fácil encontrar alguém com a mesma data de aniversário em um grupo pequeno, descobrir uma pérola natural dentro de uma ostra ou até a Terra ser atingida por um asteroide em determinado ano do que acertar as seis dezenas da Mega-Sena com um bilhete.
Sorteio da Mega da Virada
O sorteio da Mega da Virada será realizado nesta quarta-feira (31/12), a partir das 20h, e o prêmio estimado é de R$ 1 bilhão para quem acertar as seis dezenas entre as 60 disponíveis.
A matemática não muda com o valor do prêmio
— A matemática não muda com o valor do prêmio. O sonho cresce, mas a probabilidade segue sendo extremamente baixa — resume Andreia Ferreira.
Fonte: O Globo

