Brasil, 30 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

2025 registra 17 missionários mortos por violência ao redor do mundo

Ao longo de 2025, um total de 17 missionários foram mortos em diferentes regiões do planeta, conforme o relatório anual divulgado pela Agência Fides. Os dados revelam que, desde o início do século, 626 missionários e trabalhadores pastorais perderam suas vidas em decorrência de violência, muitos deles testemunhas fiéis do evangelho até o último momento.

Missões e martírio em África

África continua sendo o continente mais afetado, com 10 mortes de missionários no decorrer do ano. Entre os mortos estão seis padres, dois seminaristas e dois catequistas. No Burkina Faso, os catequistas Mathias Zongo e Christian Tientga foram assassinados por homens armados próximos à cidade de Bondokuy. Na Nigéria, o padre diocesano Sylvester Okechukwu, pastor da Igreja de Santa Maria em Tachira, foi morto por homens armados na área de Kaura. Semelhantemente, o seminarista Andrew Peter morreu em ataque a uma residência religiosa na mesma região.

Outros padres nigerianos também perderam a vida, como o padre Godfrey Chukwuma Oparaekwe, morto enquanto buscava mediar uma disputa familiar, e o padre Matthew Eya, atingido por tiros na noite de 19 de setembro. Ainda na Nigéria, Emmanuel Alabi, seminarista de 21 anos, morreu devido a ferimentos após ser sequestrado. Em Quênia, o padre Allois Cheruiyot Bett foi executado após um ataque de homens armados, enquanto em Serra Leoa, o padre Augustine Dauda Amadu foi assassinado em sua residência, e Luka Jomo morreu em um ataque com estilhaços de uma bomba.

Violência na América e Ásia

Na América, dois nuns foram assassinadas em Haiti, por membros de grupos armados, enquanto no México, o padre Bertoldo Pantaleón Estrada foi encontrado morto após seu desaparecimento. Nos Estados Unidos, o padre Arul Carasala foi morto a tiros na paróquia de Seneca, no Kansas. Na Ásia, a violência atingiu também membros da Igreja Católica na devastada Myanmar, onde o padre Donald Martin Ye Naing Win foi brutalmente assassinado, tornando-se o primeiro padre birmanos vítima da guerra civil. Na Filipinas, o professor Mark Christian Malaca foi morto a tiros por desconhecidos em San Juan.

Perdas por motivos religiosos na Europa

Na Europa, a Igreja também sofreu uma perda simbólica com o assassinato do padre Grzegorz Dymek, encontrado estrangulado na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Polônia. O relato destaca ainda que, em 2025, o ano especial do Jubileu, muitos missionários deram a vida em contextos muitas vezes marcados por pobreza extrema, injustiça e conflito.

Perspectivas e impacto

O relatório da agência Fides reforça a importância do compromisso missionário e a coragem dos fiéis que, mesmo frente à violência, permanecem testemunhas do evangelho. A Igreja no mundo acompanha de perto essas mortes como símbolos de mártir e renovam o apelo por maior proteção e respeito à vida de todos os missionários.

Para mais informações, consulte o relatório completo da Fides.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes