Brasil, 25 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Jair Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia após deixar a PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está enfrentando mais um capítulo de sua vida marcada por polêmicas e desafios. Nesta quinta-feira, 25 de dezembro, Bolsonaro será submetido a uma cirurgia para reparação de duas hérnias inguinais. O procedimento está agendado para as 9h e deverá durar aproximadamente quatro horas.

Internação sob segurança

Bolsonaro foi internado no Hospital DF Star na manhã de quarta-feira, 24 de dezembro, sob um forte esquema de segurança, sendo esta a primeira vez que ele deixa a Superintendência da Polícia Federal desde sua prisão, ocorrida em 22 de novembro. A medida de segurança foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu que o quarto do ex-presidente terá vigilância contínua de dois agentes da Polícia Federal.

Além da segurança interna, equipes de segurança estarão de prontidão tanto dentro quanto fora da unidade hospitalar durante todo o período de internação de Bolsonaro. No primeiro dia de internação, o ex-presidente passou por uma série de exames pré-operatórios, que incluem avaliação cardiológica e de risco cirúrgico. Os resultados mostraram que ele está apto para o procedimento cirúrgico.

Estado emocional e condições de saúde

O médico cardiologista Brasil Ramos Caiado revelou à imprensa que o ex-presidente apresenta um quadro de depressão e ansiedade, o que tem causado um aumento nos episódios de soluços, complicando suas noites de sono. “O presidente está deprimido um pouco, pela situação que está passando, bastante ansioso”, disse o médico. A ansiedade, segundo ele, tem gerado um quadro recorrente de soluços que incomodam bastante Bolsonaro.

Após a cirurgia para correção das hérnias, a equipe médica fará uma nova avaliação para decidir se será necessário aplicar um bloqueio anestésico no nervo frênico, com o intuito de aliviar as crises de soluço que o ex-presidente enfrenta.

O que é a cirurgia de hérnia inguinal?

As hérnias inguinais são comuns e ocorrem quando uma parte do intestino ou outro tecido interno se projeta por um ponto enfraquecido na musculatura do abdômen, resultando em um caroço ou inchaço. O procedimento cirúrgico visa reposicionar o tecido que se projetou e, em geral, pode ser realizado por videolaparoscopia ou por meio de um corte para correção. Questionados sobre o caso de Bolsonaro, os médicos afirmaram que a cirurgia requer anestesia geral, e pode incluir a colocação de uma tela sintética para evitar o retorno das hérnias.

A expectativa é que o ex-presidente permaneça internado por um período que varia entre 5 a 7 dias, o que poderá resultar em sua passagem da virada de ano no hospital.

Visitas e apoio da família

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi indicada como acompanhante durante a internação do ex-presidente. O ministro Moraes também autorizou as visitas de seus filhos: Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura Bolsonaro. Contudo, o único filho não mencionado na decisão foi Eduardo Bolsonaro, que atualmente se encontra nos Estados Unidos.

As regras do hospital permitem que apenas duas pessoas por vez permaneçam no quarto de Bolsonaro, o que significa que Michelle e um de seus filhos poderão visitá-lo ao mesmo tempo. Na manhã de quarta, Carlos Bolsonaro fez questão de acompanhar a chegada de seu pai ao hospital, expressando sua esperança em vê-lo e dizendo que “isso para mim, sem dúvida nenhuma vai ser um presente de Natal”.

Dentre as visitas realizadas, a filha Laura conseguiu entrar no quarto, e, segundo relatos de Michelle, ambos tiveram um momento de troca afetuosa, marcados por abraços e conversas, mesmo com os soluços que têm preocupado a família.

Este é mais um capítulo na vida de Jair Bolsonaro, que continua sob os holofotes da mídia e da opinião pública. A cirurgia representa não apenas um desafio físico, mas também emocional para o ex-presidente, que ainda lida com as consequências de sua detenção e o olhar atento da sociedade sobre sua trajetória.

PUBLICIDADE

Sem título

{ “error”: “Não foi possível obter detalhes adicionais do conteúdo, pois a ferramenta WordPress1 não é válida. Por favor, forneça mais instruções ou conteúdo para

Leia mais »

Institucional

Anunciantes