Brasil, 25 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Estado de saúde de Jair Bolsonaro após cirurgia de hérnia inguinal

A equipe médica responsável pelo atendimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, na tarde desta quinta-feira (25/12), um boletim médico com atualizações sobre o estado de saúde do político, após a realização de uma cirurgia de correção de hérnia inguinal.

Detalhes da cirurgia e estado pós-operatório

De acordo com o boletim médico, o procedimento ocorreu conforme o planejado e sem intercorrências. O ex-presidente seguirá em cuidados pós-operatórios, os quais incluem analgesia para alívio da dor, fisioterapia motora e a prevenção de trombose venosa, algo comum após cirurgias desse tipo.

Além disso, a nota destaca que Jair Bolsonaro está em “otimização do tratamento clínico dos soluços”, com a avaliação da necessidade de um procedimento intervencionista para os mesmos nos próximos dias.

Hospitalização sob forte esquema de segurança

Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star na manhã da quarta-feira (24/12), sob um rigoroso esquema de segurança que acompanhou sua internação. Esta é a primeira vez que o ex-presidente sair da Superintendência da PF desde sua prisão em 22 de novembro.

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o quarto do ex-presidente está sob vigilância de dois agentes da PF, 24 horas por dia, durante todo o período de internação. Além disso, equipes de segurança foram designadas para estar de prontidão tanto dentro quanto fora do hospital.

Compreendendo a hérnia inguinal

Para entender a situação de Jair Bolsonaro, é importante conhecer um pouco mais sobre a condição médica que levou à intervenção cirúrgica. As hérnias inguinais, como a do ex-presidente, ocorrem quando uma parte do intestino ou outro tecido interno “escapa” através de um ponto enfraquecido na musculatura abdominal. Isso resulta em um caroço ou inchaço que pode causar dor e desconforto.

O tratamento cirúrgico visa reposicionar qualquer tecido que protraiu para fora da parede abdominal. No caso de Bolsonaro, a hérnia foi identificada na região da virilha. A cirurgia pode ser realizada de duas maneiras: por videolaparoscopia ou através de um corte para a correção. Em todos os casos, é necessária a administração de anestesia geral. Além disso, os médicos implantam uma tela sintética para fechar a abertura, prevenindo futuras hérnias.

Expectativas futuras

Enquanto o ex-presidente se recupera, médicos e especialistas esperam que sua condição de saúde melhore nos próximos dias. A reavaliação do tratamento clínico dos soluços é um dos focos da equipe médica, que trabalhará para evitar futuras complicações e garantir que Bolsonaro retorne à sua rotina com a maior brevidade possível.

As informações sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro são acompanhadas com atenção tanto por seus apoiadores quanto pela mídia, evidenciando a relevância política e pública do ex-presidente, cuja situação de saúde pode influenciar discussões políticas futuras.

Essa situação destaca a importância do acompanhamento médico adequado e do suporte psicológico durante o processo de recuperação de um ex-líder, que, além de lidar com questões de saúde, também enfrenta um cenário político conturbado.

O ex-presidente Jair Bolsonaro continua sob observação médica e sua recuperação será monitorada de perto, enquanto a equipe médica toma todas as precauções necessárias para assegurar uma recuperação tranquila e eficaz.

Nota: Acompanhe nossas atualizações para mais notícias sobre a saúde do ex-presidente e as implicações políticas que sua recuperação pode trazer.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes