Brasil, 23 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Peregrinação rumo ao Santuário de Santa Rita de Cássia

Na noite do último sábado (21), mais de dois mil peregrinos partiram da cidade de Passos (MG) rumo ao maior Santuário do mundo dedicado a Santa Rita de Cássia, localizado em Cássia (MG). O evento teve o objetivo de proporcionar um intenso momento de fé, devoção e esperança, com os participantes movidos pela busca de renovação espiritual e por rituais de gratidão.

Peregrinação inspirada no Ano da Esperança

A peregrinação foi inspirada no Ano da Esperança, que remete ao Jubileu Ordinário de 2025, convocado pelo saudoso Papa Francisco, com o tema Peregrinos de Esperança. Ao longo de todo o ano, o Santuário trabalhou essa temática em suas atividades pastorais e, para encerrar esse ciclo, promoveu a Primeira Jornada de Peregrinos de Esperança, uma emocionante caminhada rumo à Terra dos Impossíveis, como é conhecido o santuário.

Santuário de Santa Rita de Cássia
Santuário de Santa Rita de Cássia

Com um percurso de aproximadamente 45 quilômetros, a peregrinação teve início na Capela Centenária de Nossa Senhora da Penha, em Passos, seguindo em direção à cidade de Cássia. Milhares de fiéis começaram sua jornada levando consigo pedidos, agradecimentos, dores e esperanças. Durante o trajeto, as emoções se misturaram, criando uma experiência espiritual profunda, que deixou marcas indeléveis na história de cada peregrino.

Momentos marcantes da jornada

Todos os participantes tinham o mesmo objetivo: chegar à Terra dos Impossíveis. Embora nem todos consigam concluir todo o percurso, cada um viveu plenamente aquilo que Deus lhes propôs: sair de casa e se colocar a caminho como peregrinos de esperança. A chegada ao Santuário foi gradual, mas em cada rosto era visível a expressão de missão cumprida, e a certeza de que o caminho foi feito com fé renovada.

Peregrinos de Esperança
Peregrinos de Esperança

Para concluir essa jornada especial, às 10h foi celebrada a Santa Missa do 4º Domingo do Advento, em ação de graças por esse momento ímpar de fé e peregrinação. No coração de cada participante, a certeza de que, mesmo diante das impossibilidades da vida, Deus continua agindo e renovando corações, conduzindo cada passo na direção da esperança que nunca decepciona.

Retorno fortalecido pela fé

Inspirados pelo testemunho de Santa Rita, a mulher da esperança, os peregrinos retornaram fortalecidos na fé. O exemplo de fé e devoção não só ajudou os peregrinos em sua jornada, mas também deixou um legado de coragem e determinação para todos os que acreditam na força da espiritualidade.

Peregrinos de Esperança
Peregrinos de Esperança

Como bem recorda o Papa Francisco: “A esperança não está morta, a esperança está viva e envolve a nossa vida para sempre!”. A Primeira Jornada Peregrinos de Esperança é, assim, um sinal concreto de que a fé nos impulsiona a seguir em frente e transforma a Terra dos Impossíveis em um autêntico lugar de encontro, graça e esperança viva.

Fonte: Santuário de Santa Rita de Cássia

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes