Em um evento marcante para a comunidade católica de Moçambique, Diolinda Fabião Temanhe fez sua profissão religiosa no dia 7 de dezembro, consagrando-se como membro da Congregação das Irmãs Orsolinas do Sagrado Coração de Maria. Natural da Beira, no centro de Moçambique, Diolinda traz consigo um espírito de dedicação à salvação e santificação da classe trabalhadora feminina, guiada pela simplicidade e alegria de sua consagração.
O encontro com as Irmãs Orsolinas
Nesta jornada, Diolinda compartilhou como conheceu a Congregação através de um catequista de sua paróquia em Mangunde. “O que muito me atraiu foi o seu carisma, o seu modo muito simples de ser e viver”, afirmou a nova Irmã, ressaltando que seu envolvimento com a Congregação se deu de forma espontânea e natural, alinhada aos seus desejos desde a adolescência de trabalhar com mulheres e jovens.
A importância da profissão religiosa
A cerimônia de profissão religiosa aconteceu de maneira solene na Capela da Casa-Mãe das Orsolinas em Breganze, Itália. Para Diolinda, esse rito representa uma doação total a Cristo, seguindo os princípios do carisma da Congregação, que visa um serviço evangélico tanto na Igreja quanto na sociedade. “O carisma das Orsolinas é reviver o mistério de Jesus, Servo, manso e humilde de coração”, detalhou a Irmã.
Um chamado para os jovens
Em sua fala, Diolinda fez um apelo aos jovens para que levem a sério seu chamado pessoal de servir à Igreja e ao mundo. “Devemos escolher com plena consciência o que nos foi confiado”, destacou. A jovem congregada ainda manifestou seu desejo de ser guiada pelo Espírito e viver intensamente nas mãos de Deus, cultivando um ardente amor a Cristo em todas as dimensões de sua vida: humana, espiritual e apostólica.
Simplicidade e alegria no serviço
Por fim, Ir. Diolinda deixou uma mensagem de encorajamento à juventude moçambicana, enfatizando a importância de viver a vida cotidiana com intensidade, servindo sempre com simplicidade e alegria. “Temos que viver a vida quotidiana sempre prontos a servir”, concluiu, ressaltando que os jovens devem buscar testemunhos reais em vez de meras teorias. Essa perspectiva demonstra o compromisso da nova Irmã em incutir nos jovens uma visão proativa e altruísta na construção de uma sociedade melhor.
Com a consagração de Ir. Diolinda, a Congregação das Irmãs Orsolinas do Sagrado Coração de Maria se fortalece e se renova, unindo esforços na missão de apoiar e elevar a mulher e a juventude moçambicana. É um testemunho de fé e dedicação que certamente inspirará muitos outros a seguir o mesmo caminho.





