O movimento nas lojas do centro de São Paulo para as compras de Natal de última hora está mais intenso nesta semana, com estimativas de aumento de 10% nas vendas em relação a 2024, conforme dados de associações comerciais. Segundo Lauro Pimenta, vice-presidente da Alobrás, o fluxo de consumidores tem sido expressivo desde as primeiras horas da manhã, reforçando a movimentação crescente do período natalino.
Movimento intenso impulsionado por troca de presentes e promoções
De acordo com estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) realizado em todas as capitais do país, pelo menos 12 milhões de consumidores devem realizar suas compras finais nas últimas horas antes do Natal.
Pimenta destaca que a troca de presentes também influencia o aumento de vendas, já que muitas pessoas vêm às lojas para trocar produtos comprados anteriormente. “Tem o pessoal que comprou antes e que precisa trocar. Isso também ajuda a aumentar as vendas, porque acaba levando mais alguma coisa”, afirmou.
Melhor desempenho de 2025 em relação ao ano passado
Segundo o vice-presidente da Alobrás, o movimento de 2025 superou o de 2024 tanto no número de consumidores quanto no valor gasto por eles. “O que mais tem chamado atenção é o ticket médio, que tem aumentado. Em 2024, nossa média era de R$ 175 e este ano passou para R$ 190. Isso faz o faturamento aumentar também”, explicou.
Ações promocionais e fatores sazonais
Promoções realizadas na semana que antecede o Natal, aliadas ao período de pagamento de férias ou da segunda parcela do 13º salário, incentivam compras de última hora, aponta o estudo do CNDL. A entidade recomenda atenção ao definir limites de gastos para evitar excessos nestas aquisições impulsivas.
Embora o crescimento de consumidores seja perceptível nos últimos dias, o fenômeno de compras de Natal já vinha em alta desde o início de dezembro, apresentando melhora em relação ao mesmo período de 2024 e ao período pré-pandemia, segundo Pimenta.
Perspectivas de crescimento nas vendas do comércio regional
Estima-se que as associadas da Alobrás, que reúne cerca de 1,2 mil lojas, tenham registrado um aumento de 8% nas vendas na primeira quinzena de dezembro em comparação ao mesmo período de 2024. A expectativa de crescimento total nas vendas até o Natal é de aproximadamente 10%.
Inovação e diversificação impulsionam o comércio no Mega Plaza Shopping
Antônio Almeida, diretor de marketing do Mega Plaza Shopping, localizado na mesma região, destaca que o ano de 2025 foi favorável ao setor. O centro de compras apresentou crescimento de fluxo de até 50%, além de aumento de mais de 15% no faturamento, com ticket médio em torno de R$ 250. “Neste ano, tivemos a inauguração de novas lojas e segmentos variados, como decoração, cama, mesa e banho, ferramentas, maquiagem e lingerie, o que elevou o desempenho”, ressaltou.
Proximamente, o comércio espera manter o bom desempenho até o encerramento do período natalino, impulsionado pelas estratégias de renovação de mix de produtos e promoções especiais.
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