Em um evento carregado de simbolismo político, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou nesta segunda-feira (22) um trecho de 24 quilômetros do Rodoanel Norte. Essa nova parte da rodovia, que liga as rodovias federais Fernão Dias e Dutra, representa uma vitória após 13 anos de atrasos e obstáculos. A abertura ao tráfego está programada para esta terça-feira (23), a partir das 6h, com um sistema de pedágio free flow, que utiliza tecnologia de leitura de placas e tags dos veículos para calcular tarifas com base na distância percorrida.
Desempenho e promessas do governo
Durante a cerimônia, Tarcísio abordou os desafios enfrentados para a conclusão do projeto, mencionando os “problemas de corrupção” que afetaram as obras do Rodoanel historicamente. Ele destacou que estava conseguindo tirar do papel “aquilo que ninguém acreditava”. O governador fez questão de garantir que o segundo e último trecho do Rodoanel, na capital, será entregue no segundo semestre de 2024.
A importância do Rodoanel para São Paulo
Em seu discurso, Tarcísio enfatizou que a finalização do Rodoanel significa uma mudança significativa para a logística e o tráfego na capital. “Quantos caminhões vão deixar de entrar na Marginal todos os dias? Dez mil a menos na Marginal. Menos tempo de viagem, mais segurança, uma rodovia que tem tudo o que é de mais moderno”, afirmou. Essa implementação é especialmente relevante em um momento em que a capital enfrenta constantes problemas de tráfego e poluição.
Um histórico de atrasos e corrupção
O Rodoanel, que foi idealizado na gestão do governador Mário Covas (PSDB) em 1995, passou por diversas administrações e enfrentou vários obstáculos ao longo do caminho. Tarcísio também mencionou a corrupção que afetou as obras, apontando que “sob essa obra se abateu um grande problema, a corrupção”.
No total, o Rodoanel Norte, que se estenderá por 44 quilômetros, já consumiu mais de R$ 6,3 bilhões, cerca de 50% acima do orçamento inicial. Estima-se que a conclusão deste trecho permitirá a redução de pelo menos 10 mil veículos pesados circularam dentro da cidade de São Paulo diariamente.
Perspectivas para o futuro
O governo estadual prevê que os 20 quilômetros restantes do Rodoanel Norte sejam completados até setembro de 2026. A continuidade desse projeto é tida como essencial não apenas para descongestionar a cidade, mas também para recuperar a credibilidade em gestões públicas que foram marcadas por escândalos de corrupção nos últimos anos.
Reações e críticas
O evento, que teve a presença de diversos outros políticos, também foi palco de divergências. Aloízio Mercadante, presidente do BNDES, foi vaiado ao mencionar dados sobre a economia atual do Brasil durante a sua fala. A plateia, composta em parte por apoiadores do prefeito de Guarulhos, expressou descontentamento, mostrando que o clima político ainda é tenso.
Brendon Ramos, CEO da Via Appia, responsável pela finalização do Rodoanel, destacou a tecnologia que será utilizada na via, prometendo monitoramento por câmeras de inteligência artificial para a gestão de emergências.
Conclusão
A entrega deste trecho do Rodoanel pelo governador Tarcísio de Freitas não representa apenas uma vitória em termos de infraestrutura, mas também um marco na luta contra a corrupção que paralisou a obra durante anos. Enquanto o Estado se prepara para a conclusão do projeto completo, a esperança é de que essa fase de revitalização contribua para um transporte mais eficiente e seguro na Região Metropolitana de São Paulo.



