Tão surpreendente quanto a saída de Thiago Silva do Fluminense após a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil foi seu acerto com o Porto neste sábado (20). Aos 41 anos, o veterano zagueiro rompeu seu contrato com seis meses por cumprir no clube carioca para voltar ao futebol europeu e assinar com o clube português até o fim da atual temporada, com possível extensão até meados de 2027.
Herda a “camisola” de Pepe
Ídolo histórico do Porto, o alagoano Pepe deixou o clube após a chegada do presidente André Villas‑Boas e se aposentou do futebol. Em Portugal, a camisa 3 foi usada por Pepe em nove temporadas, com 290 jogos e 17 gols pelo clube. Agora, Thiago Silva terá a mesma numeração, com a responsabilidade de trazer liderança e experiência ao elenco. Antes dele, Tiago Djaló e Zé Pedro também vestiram a camisa 3, mas sem o brilho de Pepe.
Recado para portistas
Em comunicado oficial, Thiago Silva celebrou o retorno ao Porto e agradeceu à diretoria. “Olá, nação portista. Estou aqui para anunciar o meu regresso aos Dragões e para dizer como estou feliz e lisonjeado por essa oportunidade. Estou super motivado, espero que eu possa ajudar da melhor maneira possível. Eu gostaria de agradecer ao presidente André Villas‑Boas pela oportunidade, ao nosso mister Francesco Farioli também. E dizer o quanto estou por estar mais uma vez vestindo essas cores. Conto com o apoio de vocês e espero por vocês no Dragão”, disse o zagueiro.
A situação do Porto na atual temporada
No clube, Thiago Silva encontrará dois companheiros brasileiros: William Gomes, ex-São Paulo, e Pepê, ex-Grêmio. Na Primeira Liga, o campeonato português, o Porto lidera a competição, que está na 14ª rodada, com 40 pontos — cinco à frente do Sporting e oito acima do Benfica. O clube não conquista o título nacional desde a temporada 2021‑22.
Fora da Champions League, o time disputa a Liga Europa e, próximo do fim da fase de grupos, ocupa a 8ª posição, que dá classificação direta às oitavas de final. O Porto ainda enfrenta o Viktoria Plzen na República Tcheca e receberá o Rangers em casa.
Na Taça de Portugal, os Dragões cruzam com o Benfica nas quartas de final em 14 de janeiro, naquele que pode ser o primeiro clássico de Thiago Silva em Portugal. O time de Farioli foi eliminado da Taça da Liga nas quartas ao perder por 3 a 1 para o Vitória de Guimarães, em dezembro.
A chegada de Thiago Silva ao Porto representa não só um retorno ao futebol europeu, mas também uma oportunidade de reviver os bons tempos da equipe, que busca recuperar a hegemonia do campeonato nacional. O torcedor espera ansiosamente por sua estreia e pelas contribuições que o experiente zagueiro pode trazer ao desempenho da equipe em campo.


