Há quinze anos, Vicente Del Real sentiu o chamado de criar um espaço para jovens católicos hispânicos nos Estados Unidos. Assim nasceu a Iskali, uma organização sem fins lucrativos com sede em Chicago dedicada ao desenvolvimento integral de adolescentes latinos, fortalecendo sua fé, formação pessoal, acadêmica e social.
O significado e o propósito da Iskali na evangelização dos jovens latinos
Inspirada na nossa Senhora de Guadalupe e na língua Nahuatl, a nomeação “Iskali” simboliza crescimento, renovação e novos começos. “Ela fala de esperança e ressurreição, de uma Igreja que acolhe e promove o florescimento do jovem”, explicou Del Real à CNA.
Segundo o fundador, a importância de apoiar os jovens hispânicos advém da observação de que a fé ancora essa população, que a vive especialmente dentro do ambiente familiar. “Eles veem sua fé na casa, com suas famílias, especialmente com as avós e mães, e isso reflete na cultura”, destacou.
As quatro bases do trabalho de Iskali
Fé e comunidade
Encontros semanais reúnem de cinco a 600 jovens para fortalecer vínculos e aprofundar a fé. “É um momento de convivência, partilha e formação espiritual”, comentou Del Real.
Mentoria e bolsas de estudo
A organização conecta jovens com profissionais latinos que atuam como mentores, auxiliando no desenvolvimento profissional. Além disso, oferece bolsas de estudo para universidades e cursos técnicos, incentivando a educação contínua.
Esportes e bem-estar
Iskali promove ligas esportivas para incentivar a saúde, o trabalho em equipe e a formação na fé, promovendo também inclusão social.
Serviço aos mais necessitados
Mensalmente, os jovens da organização realizam ações de assistência a pessoas sem-teto, famílias afetadas por deportações, hospitalizados e idosos em asilos, reforçando o compromisso cristão com a caridade.

Dados recentes indicam que a população latina é o grupo de crescimento mais rápido na Igreja Católica dos EUA. Segundo Del Real, essa tendência reflete a forte vivência da fé na cultura familiar e comunitária lar de muitos jovens Latinos.
Para ampliar o alcance evangelizador, a organização está lançando um programa de missionários que atuará em paróquias com mais de 50% de fiéis hispânicos. “Esperamos que esse projeto gere vocações sacerdotais e matrimoniais na comunidade latina”, afirmou Del Real.
O impacto e os futuros passos de Iskali
Del Real deseja que os participantes do programa conheçam o amor de Deus e sintam-se chamados a florescer espiritualmente e pessoalmente. “Queremos que cada jovem saiba que é amado por Deus e que Ele deseja intimidade com cada um”, afirmou.
O fundador também ressaltou o compromisso de que, ao concluir sua formação, os jovens carreguem a certeza de que estão sendo buscados por Deus e destinados a uma vida plena na Igreja.
Para saber mais, acesse a matéria completa na CNA.


