Nesta sexta-feira (19), a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, fez história ao realizar o primeiro voo teste de seu protótipo de carro voador. O evento ocorreu na maior pista de aviação do hemisfério sul, localizada na planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Essa conquista foi amplamente repercutida na imprensa internacional e ocasionou uma valorização das ações da Embraer no mercado. O modelo aguarda ainda a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar suas operações.
Um marco para a aviação brasileira
O voo inaugural foi considerado um momento histórico para a Embraer, já que representa um avanço significativo na busca por soluções de mobilidade urbana. Para entender melhor o que este teste representa e quais são os próximos passos, o g1 preparou um guia com dez perguntas e respostas sobre o protótipo, sua operação, e o futuro do carro voador no Brasil e no exterior.
Desenvolvimento e certificação do carro voador
Esse será o único teste de voo?
Não. De acordo com a Eve, centenas de testes de voo serão realizados nos próximos 12 meses enquanto a empresa busca a certificação do modelo junto à Anac. Johann Bordais, CEO da Eve, afirmou: “Esse único protótipo de engenharia vai voar nos próximos 12 meses, teremos centenas de voos. Também, no próximo ano, teremos o primeiro protótipo de certificação.”
Quando o carro voador vai começar a ser vendido?
Ainda segundo a Eve, aproximadamente 3 mil unidades já foram encomendadas. A comercialização deve iniciar em 2027, após a obtenção da certificação pela Anac. Bordais informa que “a previsão é até 2027, com as primeiras entregas a clientes no Brasil e nos Estados Unidos.”
Resultados e integração da tecnologia
Os testes apontaram diferenças entre os modelos?
A empresa verificou, durante o teste, a integração de seus propulsores e o gerenciamento de energia, além do nível de ruído emitido. O resultado foi positivo, com o protótipo se comportando conforme esperado e com poucos desvios em relação ao projetado, segundo Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve.
Por que não tinha um piloto dentro do eVTOL?
A ausência de um piloto foi uma decisão estratégica. A Eve optou por testar um protótipo mais simples para avaliar parâmetros técnicos sem a necessidade de atrasar o desenvolvimento. Isso possibilitou a coleta de dados em um cenário real, que contribuirá para o aperfeiçoamento das tecnologias elétricas de propulsão.
Características do carro voador
O carro voador será idêntico ao protótipo que voou?
Esteticamente, a Eve afirma que o produto final será semelhante ao protótipo. Contudo, modificações nas questões técnicas podem ocorrer. “Visualmente, ele será muito parecido. Mas algumas diferenças sutis existem em relação aos ângulos dos motores e outras especificações técnicas,” explicou Valentini.
Onde os carros voadores serão produzidos?
Os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) serão fabricados em Taubaté (SP), em uma planta com capacidade para até 480 unidades anuais.
Qual a capacidade de transporte do carro?
O veículo terá capacidade para cinco pessoas, incluindo quatro passageiros e um piloto, e autonomia de 100 quilômetros, favorecendo trajetos urbanos curtos.
Quanto custará uma viagem no carro voador?
A estimativa é que o preço se aproxime ao de um carro por aplicativo. Um estudo preliminar indicou que uma viagem de, por exemplo, Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão, poderia custar cerca de R$ 99.
Impacto futuro e expectativas
Por que é chamado de carro voador?
Os eVTOLs são chamados assim devido à proposta de integrar a mobilidade aérea à urbana, funcionando como um meio de transporte alternativo às estradas. A Eve planeja oferecer o serviço através de aplicativos, permitindo que os usuários adquiram assentos em trajetos específicos.
Onde os voos serão operados?
As primeiras operações estão programadas para ocorrer em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco (EUA). Além disso, há interesse de clientes em países como Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido.
Com a expectativa de que até 2045, até 30 mil unidades de eVTOL sejam operacionalizadas mundialmente, a empresa projeta um mercado que pode movimentar até US$ 280 bilhões, ou mais de R$ 1,5 trilhão.
O primeiro voo do carro voador da Embraer marca um passo significativo para a inovação no transporte urbano no Brasil, trazendo o futuro da mobilidade mais perto da realidade.
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