Brasil, 20 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Dom Edgar Peña Parra exorta funcionários do Vaticano antes do Natal

No dia 19 de dezembro, na Basílica de São Pedro, o Substituto da Secretaria de Estado, Dom Edgar Peña Parra, presidiu uma Santa Missa em preparação ao Natal. Durante a homilia, ele fez um apelo aos funcionários do Vaticano, instando-os a prestar serviços com alegria, mesmo em meio a problemas e dificuldades, colaborando assim com os planos de Deus.

A importância da presença de Deus no dia a dia

Em sua homilia, o arcebispo incentivou os presentes a viverem na presença de Deus e a intensificarem seu amor a Cristo por meio da oração. Ele ressaltou a necessidade de manter uma visão espiritual durante as atividades diárias, seja na profissão, nos estudos ou em apostolados. “Devemos ter um olhar sobrenatural, mesmo em tempos adversos, com a certeza de que estamos colaborando com os planos amorosos e salvíficos de Deus”, destacou Peña Parra.

Renascer em Cristo

Referindo-se ao Natal como uma “festa de luz e paz”, Dom Edgar lembrou a citação de Santo Agostinho: “Desperte-se, homem, porque Deus se fez homem por você”. O arcebispo afirmou que esta mensagem de recomeço e esperança, que brota da “gruta silenciosa de Belém”, se espalha por todo o mundo. “O Natal é um convite para que todos nós renasçamos e vivamos eternamente”, completou.

A Virada do Natal e o novo entendimento

Ao refletir sobre a passagem do Evangelho do dia, que fala sobre o nascimento de João Batista, Peña Parra apontou a diferença entre a anunciacão deste e o nascimento de Jesus. Enquanto o ambiente para João era marcado pelo Antigo Testamento, com sacerdotes e rituais, Jesus nasceu em um espaço humilde, sugerindo uma mudança radical de mentalidade no nosso relacionamento com Deus. “O Santo santificou todos os lugares”, disse ele, enfatizando que não precisamos mais de um “espaço sagrado” para encontrar Deus.

Intervenções de Deus na vida

Dom Edgar também fez uma observação sobre a intervenção de Deus na vida das pessoas. Ele mencionou a figura de Zacarias, que diante de incertezas, experimentou o silêncio imposto por Deus. “Deus sempre intervém em nossas vidas, tornando-as fecundas”, explicou. Essa fecundidade não se refere apenas a gerar vida, mas a gerar esperança, uma ideia central na mensagem de Natal.

A fé que nos move

O arcebispo contrastou a fé de Zacarias, que duvidou da mensagem do anjo, com a fé de Maria e José, que confiaram plenamente na palavra de Deus. “Eis a fé que devemos pedir ao Senhor, a firme e grande fé que nos ajudará a atravessar as adversidades, reconhecendo que até os momentos menos bons podem ser ocasiões de crescimento e amadurecimento”, disse Peña Parra.

Servir com alegria e serenidade no Natal

Encerrando sua homilia, Dom Edgar incentivou os funcionários do Vaticano a se prepararem espiritualmente para o Natal. “Desejo que o Anjo do Senhor nos encontre prontos, assim como José e Maria. Devemos prestar nosso serviço com alegria e serenidade, superando o risco da esterilidade em nossas vidas”, concluiu.

A missa contou com a participação de diversas autoridades eclesiásticas, como o Cardeal Mauro Gambetti e o Arcebispo Emilio Nappa, promovendo um momento de unidade e reflexão entre os funcionários da Santa Sé.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes