Brasil, 19 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV defende sistema de trabalho centrado na dignidade da pessoa e das famílias

Durante uma audiência com membros da Ordem de Consultores de Emprego no Vaticano, o Papa Leo XIV reforçou a necessidade de um sistema laboral que valorize a pessoa, a família e o bem-estar social, priorizando a dignidade do trabalhador.

Sistema de trabalho baseado na dignidade e no bem-estar familiar

No início de seu discurso na Sala Nervi, o pontífice afirmou que a prioridade no ambiente de trabalho deve ser a pessoa, a família e seus direitos, acima de interesses econômicos ou lucros. “Não deve ser o capital ou as leis do mercado, mas o indivíduo, a própria família e seu bem-estar”, afirmou Leo XIV.

Segundo ele, é fundamental que os trabalhadores sejam reconhecidos em sua dignidade e recebam respostas concretas às suas necessidades reais, como o cuidado de jovens famílias, pais com filhos pequenos, ou quem deve cuidar de familiares idosos ou doentes enquanto trabalha. A importância de valorizar a pessoa no trabalho foi reforçada pelo Papa.

Promoção da mediação justa e segurança no ambiente de trabalho

O pontífice também pediu a criação de uma mediação equitativa entre empregadores e empregados, evitando burocracias excessivas e a distância da realidade vivida pelos trabalhadores. “Prezar pela relação direta e humanizada entre gestores e funcionários é essencial”, justificou Leo XIV.

Além disso, destacou a relevância de garantir a segurança no trabalho, criticando os muitos acidentes que acontecem no cotidiano laboral. “Prevenir, antes de remediar, é a regra mais sensata”, afirmou.

O papel dos consultores de emprego diante desses princípios

Leo XIV afirmou que os profissionais que atuam na orientação laboral devem focar na atenção às pessoas vulneráveis, especialmente aquelas com menos oportunidades de expressão e de reivindicação de seus direitos. Este enfoque, na visão do Papa, ajuda a construir uma sociedade mais fraterna e justa.

Perspectivas futuras

O Papa Leo XIV concluiu sua fala ressaltando que uma mudança radical na cultura do trabalho é necessária para que os direitos humanos sejam realmente valorizados no mundo empresarial. Ele enfatizou que a dignidade da pessoa e o fortalecimento das famílias devem estar no centro de qualquer sistema laboral.

O Vaticano anunciou que a mensagem do Papa visa estimular uma reflexão global sobre os modelos de produção e as relações de trabalho, promovendo uma cultura de respeito e solidariedade no ambiente empresarial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes