Brasil, 20 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Justiça Eleitoral cassa os mandatos do prefeito e do vice de Simões

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Simões, Ítalo Magno Dantas Lopes de Carvalho (PSD), e do vice, Josimar Gomes dos Reis, pela prática de abuso de poder político com repercussão econômica nas eleições municipais de 2024. A decisão foi proferida pelo juiz Denis Deangelis Brito Varela, da 56ª Zona Eleitoral do município.

De acordo coma sentença, o ex-prefeito José Wilson de Carvalho foi declarado inelegível por oito anos, por ter sido apontado como autor direto das condutas consideradas irregulares. Conforme o dispositivo, a cassação atinge os eleitos por terem sido beneficiários diretos, sem declaração de inelegibilidade por ausência de provas robustas de participação direta.

Na decisão, da Justiça Eleitoral, foi observado crescimento acentuado das contratações temporárias em ano eleitoral, passando de 47 servidores temporários em setembro de 2023 para 242 em setembro de 2024. A sentença também registra aumento da despesa com remuneração total de servidores, chegando a R$ 37.210.484,63 em 2024, ante R$ 27.742.767,92 em 2023.

O magistrado considerou, ainda, o contexto do eleitorado local e a margem de votos: segundo a sentença, Simões tinha 10.712 eleitores à época do pleito, e a eleição foi vencida por 98 votos. A decisão ainda cabe recurso às instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes