Brasil, 19 de dezembro de 2025
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Inauguração da ponte Brasil-Paraguai simboliza integração e paz

Na inauguração da ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo pela paz e pela união entre os povos. “Tem gente querendo fazer guerra para não permitir que o outro passe pro seu lado. Nós aqui, sul-americanos, paraguaios e brasileiros, queremos dizer ao mundo que nós somos da paz”, declarou.

A ponte da integração e seus detalhes

A nova ponte, que possui 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros – o maior do continente -, conecta Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. O presidente Lula também informou que Santiago Peña, presidente do Paraguai, inaugurará a parte da obra em seu país no dia 20 de sábado. Ele destacou que a liberação gradual do tráfego se deve à infraestrutura disponível no lado paraguaio.

“Vão transitar bilhões de dólares de interesse da economia brasileira e de interesse da economia paraguaia”, afirmou Lula, evidenciando a expectativa de que a nova via estimulará o comércio entre os dois países.

Investimentos e impacto econômico

A estrutura da ponte, do tipo estaiada, é sustentada por duas torres de 190 metros de altura, comparáveis a edifícios de 54 andares. A obra, que demandou um investimento total de R$ 1,9 bilhão, recebeu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Itaipu Binacional, sendo R$ 712 milhões oriundos do governo brasileiro.

Desses, R$ 372 milhões foram destinados à construção da ponte estaiada, enquanto R$ 340 milhões foram aplicados nas obras da Perimetral Leste, que deverão ser finalizadas até novembro de 2025. Esse modelo de financiamento contou com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como o proprietário da obra, enquanto o governo do Paraná foi o executor e Itaipu Binacional ficou responsável pelo repasse de recursos.

A estrutura se tornou uma prioridade estratégica integrada ao PAC desde 2012, com o lançamento dos editais de licitação em 2012 e 2014. O licenciamento ambiental foi emitido pelo Ibama em fevereiro de 2017, e a construção começou em 2019, sendo finalizada em outubro de 2023.

Benefícios da nova ligação viária

Com a entrega da Ponte da Integração, o Brasil e o Paraguai agora têm uma segunda ligação viária sobre o Rio Paraná, 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade. Atualmente, essa única conexão entre os dois países na região recebe um fluxo diário de cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.

A nova rodovia tem 14,7 quilômetros de extensão e organiza o tráfego de veículos pesados, contribuindo para a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. A via também conecta a BR-277 à ponte, evitando que caminhões transitem pelo centro urbano de Foz do Iguaçu.

O governo federal informou que a operação da nova ponte começará de forma gradual. Inicialmente, a travessia será permitida apenas para caminhões descarregados, que precisam seguir horários específicos coordenados pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal. A inclusão de ônibus de turismo fretados está prevista para breve, enquanto a liberação total para veículos de carga deve ocorrer entre o final de 2026 e o início de 2027, dependendo da conclusão do Corredor Metropolitano del Este no lado paraguaio, que garantirá a infraestrutura necessária para a operação completa da ponte.

Esse importante projeto não apenas simboliza a união entre Brasil e Paraguai, mas também fortalece os laços de comércio e turismo na região, criando uma nova era de cooperação e desenvolvimento sustentável.

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