O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta sexta-feira (19) uma nova linha de crédito de até R$ 6 bilhões para financiar a aquisição de caminhões novos e seminovos, com foco na renovação da frota e no estímulo ao setor de transporte rodoviário. A regulamentação detalha o funcionamento da medida provisória nº 1.328, publicada nesta semana, que autoriza o aporte de recursos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Detalhes da linha de crédito e objetivos
Segundo o Ministério da Fazenda, a iniciativa tem como prioridades reduzir custos operacionais, melhorar a segurança nas estradas e diminuir a emissão de gases poluentes. Caminhões mais antigos, além de consumirem mais combustível, representam maior risco de falhas mecânicas e contribuíram para a preocupação ambiental.
Condições e operação do crédito
As operações de crédito serão realizadas de forma indireta, por meio de bancos e instituições financeiras credenciadas pelo BNDES, que concederão os empréstimos e assumirão o risco de inadimplência. Os financiamentos poderão ser pagos em até 60 meses, com período de carência de até seis meses e valor máximo de R$ 50 milhões por beneficiário.
Durante o período de carência, não haverá incidência de juros sobre juros, garantindo maior facilidade ao tomador. Os caminhões novos financiados precisarão ser de fabricação nacional, enquanto os seminovos poderão ser adquiridos apenas por caminhoneiros autônomos ou cooperativas.
Incentivo ambiental e impacto na frota
Para estimular a troca de veículos antigos, quem comprovar a desmontagem e reciclagem de caminhões poderá obter taxas de juros menores. Essa medida reforça o caráter sustentável da política de renovação da frota. A iniciativa também é vista como uma forma de melhorar a segurança nas estradas e promover uma redução na emissão de poluentes, contribuindo para metas ambientais do país.
Contexto financeiro e cronograma
Segundo o Ministério da Fazenda, a medida não terá impacto direto nas contas primárias do governo, pois se trata de empréstimos que deverão ser devolvidos ao BNDES, sem garantia da União. A regulamentação já está em vigor e é válida para pedidos de financiamento até 30 de junho de 2026.
Próximos passos e expectativas
O banco poderá utilizar recursos próprios para ampliar o volume de financiamentos, além do aporte autorizado. A expectativa é que o setor de transporte rodoviário seja beneficiado com a renovação de veículos, o que pode impulsionar a produção local de caminhões e gerar novos empregos.
A iniciativa deve contribuir para a modernização da frota, além de proporcionar ganhos ambientais e maiores condições de segurança aos usuários das rodovias brasileiras. Para mais detalhes, confira a matéria completa no site do Globo.
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**Meta description:** Conselho aprova linha de crédito de R$ 6 bilhões para renovação de frota de caminhões, incentivando veículos novos e sustentáveis no Brasil.
**Tags:** Economia, Transporte, Crédito, Meio Ambiente, Política de Frotas


