No próximo dia 22 de dezembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a inauguração do primeiro trecho do Rodoanel Norte, que possui 26 km de extensão. Essa obra é um marco significativo após 13 anos desde o início de sua construção, previsto para facilitar o tráfego entre as rodovias federais Fernão Dias e Presidente Dutra. A entrega do trecho representa um avanço importante para a infraestrutura viária do estado, visando melhorar a mobilidade e reduzir congestionamentos.
A importância do Rodoanel para a mobilidade urbana
O projeto do Rodoanel Norte, que terá um total de 44 km, passa por municípios como São Paulo, Guarulhos e Arujá. O trecho inaugurado faz parte de uma estratégia mais ampla para desafogar o trânsito de caminhões na capital paulista, especialmente nas Marginais Tietê e Pinheiros. A ideia original, que remonta a 1998, caracteriza-se por criar um anel viário ao redor da cidade, diminuindo o fluxo de veículos pesados e melhorando a qualidade do ar na região metropolitana.
Recursos e investimentos na obra
O custo total do primeiro trecho do Rodoanel Norte é de aproximadamente R$ 3,4 bilhões. Destes, R$ 1,35 bilhão são recursos públicos do estado de São Paulo, enquanto os R$ 2 bilhões restantes foram investidos pela concessionária Via Ápia, que cuidará da operação do trecho por um período de 31 anos. A concessionária terá a responsabilidade de garantir a manutenção e a segurança da nova via, oferecendo um serviço que deve atender à demanda crescente de tráfego na região.
Histórico de atrasos e desafios enfrentados
A obra do Rodoanel Norte não foi isenta de problemas. Inicialmente prevista para ser concluída em 2014, o andamento do projeto sofreu sucessivos atrasos. Em setembro de 2020, o então governador João Doria (ex-PSDB) anunciou a retomada das obras, prometendo a conclusão para 2023. Com a nova gestão, o governador Tarcísio de Freitas reiniciou a construção em abril de 2024, enfrentando um histórico de oito anos de paralisação.
Durante o período em que as obras estiveram paradas, a área se tornou alvo de problemas de descarte irregular de lixo, como informado por veículos de comunicação que registraram casos de entulho jogado na futura rodovia. Isso além de revelar o abandono e o desinteresse em manter o espaço limpo e disponível para a construção.
Custos e falhas no projeto
Até o momento, a obra do Rodoanel Norte já custou mais de R$ 6,3 bilhões, valor 50% superior ao inicialmente orçado, segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em 2020 identificou quase 1.300 falhas no projeto e na estrutura da construção, com 59 delas sendo consideradas graves, como erosão de terrenos e desalinhamentos nas colunas. Essas questões levantaram preocupações referentes à segurança e durabilidade da obra.
Expectativas para o futuro
Após a entrega do primeiro trecho, a expectativa é que o restante do Rodoanel Norte, que completará 44 km, esteja concluído até setembro de 2026. A finalização desta obra é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura urbana em São Paulo, contribuindo para um sistema de transporte mais eficiente, que promova a melhoria na mobilidade e, consequentemente, na qualidade de vida dos cidadãos. O governo paulista promete que com a conclusão do projeto, os impactos positivos serão sentidos em todo o estado, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança nas vias.
À medida que a inauguração se aproxima, a população aguarda com expectativa as melhorias na comunicação viária da metrópole, que promete facilitar o deslocamento diário de milhares de motoristas e caminhoneiros, tornando as viagens mais rápidas e seguras. O Rodoanel Norte, portanto, não é apenas uma obra de engenharia; é uma promessa de transformação na mobilidade urbana de São Paulo.
Para mais informações sobre o Rodoanel e outras obras no estado, fique atento às novidades divulgadas pelos canais oficiais do governo, e não perca a cerimônia de inauguração no próximo dia 22.


