Brasil, 18 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Flamengo inicia preparação para 2026 após final da Copa Intercontinental

A temporada do Flamengo se estendeu até ontem, dia 17 de dezembro, quando a equipe enfrentou o Paris Saint-Germain na final da Copa Intercontinental, realizada em Doha, Catar. O duelo terminou em empate por 1 a 1 após prorrogação e culminou em uma derrota nos pênaltis por 2 a 1. Com o ano de 2026 se aproximando, o clube já precisa iniciar sua preparação o mais rápido possível para enfrentar novos desafios e competições.

Preparativos e novos desafios para 2026

Com a Copa do Mundo se aproximando, o calendário de competições será apertado. Uma das inovações para o próximo ano é que o Campeonato Brasileiro terá início em janeiro, e o Flamengo já se prepara para sua estreia na primeira rodada contra o São Paulo. Antes disso, o rubro-negro dará o pontapé inicial no Campeonato Carioca e disputará a Supercopa do Brasil, que novamente será contra o campeão da Copa do Brasil, que pode ser Vasco ou Corinthians.

Embora o cronograma de reapresentação do elenco ainda não tenha sido divulgado pelo clube, é esperado que os jogadores voltem ao Ninho do Urubu entre os dias 7 ou 8 de janeiro. Isso significa que terão menos de um mês de férias, o que certamente será relevante em meio à disputa do Mundial, especialmente para aqueles que não forem convocados por suas seleções nacionais.

Pré-temporada e mudanças na equipe

Inicialmente, cogitou-se uma pré-temporada nos Estados Unidos, mas a diretoria do Flamengo já descartou essa possibilidade. A preparação para o novo ano deverá ser realizada nas instalações do Ninho do Urubu, garantindo assim que a equipe usufrua de seu espaço habitual para os treinos.

As primeiras rodadas do Campeonato Carioca serão disputadas pela equipe sub-20, e por essa razão, o Flamengo decidiu não participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Recentemente, os jovens jogadores da categoria iniciaram sua preparação para o Estadual, sob a supervisão do diretor das categorias de base, Alfredo Almeida, que acompanhará o grupo a partir de amanhã.

Desafios na gestão do Flamengo para 2026

À medida que a temporada de 2026 se aproxima, algumas questões permanecem em aberto, especialmente em relação às permanências de Filipe Luís e José Boto. O treinador do Flamengo tem contrato até o fim deste mês, e as negociações para sua renovação estão em andamento. Por sua vez, o diretor também poderá sair sem a necessidade de pagamento de multa rescisória, e seu nome já foi associado a interesse de clubes europeus após uma temporada de sucesso no Brasil.

Apesar dessas incertezas, há uma expectativa otimista sobre a continuidade da dupla que lidera a equipe. Segundo informações, após o vice-campeonato no Catar, Filipe Luís pediu aos jogadores que cuidem de sua forma física durante as férias, de olho na reapresentação em janeiro. O tom de sua despedida parece ter deixado uma mensagem de “até logo”.

Renovações e planejamento do clube

A gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, está tratando a renovação de Filipe Luís como uma prioridade. Conversas com o agente do treinador, Jorge Mendes, devem ser retomadas em breve. Embora o desejo de Filipe seja de uma mudança para a Europa, a demanda por treinadores de ponta na temporada europeia tende a ser menor, o que pode facilitar sua permanência no Flamengo, permitindo um amadurecimento maior em sua nova função.

Outra dúvida que paira sobre o planejamento é sobre o futuro de José Boto, que também está negociando a continuidade no clube. Ele parece disposto a estabelecer um novo contrato que inclua uma multa rescisória, enquanto já está tomando iniciativa nas negociações para contratação de reforços.

Fechando ciclos e abrindo novos horizontes

Enquanto isso, o Flamengo se despede da atual temporada e as discussões sobre o futuro estão previstas para serem retomadas na próxima semana. Durante sua estadia no Catar, Filipe mencionou que desejava se reunir com Bap e Boto para discutir o planejamento, mas acabou seguindo direto para a Espanha, enquanto Boto se ausentou para Portugal em busca de descanso.

Com o encerramento das competições, o Flamengo precisa agir com urgência para resolver as pendências relacionadas ao seu futuro, evitando assim que tais incertezas prejudiquem o planejamento da próxima temporada. O sucesso na gestão da equipe será fundamental para que o Flamengo busque títulos e mantenha sua tradição de excelência no futebol brasileiro e internacional.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes