O Papa Leo XIV oficializou nesta segunda-feira (17) a nomeação do bispo Ramón Bejarano como o próximo bispo da Diocese de Monterey, na Califórnia. A confirmação foi divulgada pelo Vaticano e pelo arcebispo Christophe Pierre, nuncio apostólico nos Estados Unidos.
Nomeação de Bejarano para substituir o bispo Daniel E. Garcia
Ramón Bejarano substitui o bispo Daniel E. Garcia, que liderou Monterey até ser nomeado bispo de Austin, no Texas, em julho passado, e tomou posse na nova missão em setembro.
Crescimento e formação do novo bispo de Monterey
Nascido em 17 de julho de 1969, em Laredo, Texas, o bispo Bejarano realizou estudos no seminário diocesano de Tijuana, no México, além do seminário Mount Angel, em Oregon, informa o Vaticano. Ele foi ordenado sacerdote para a Diocese de Stockton em 15 de agosto de 1998.
Trajetória episcopal
Nomeado bispo titular de Carpi e bispo auxiliar de San Diego em 27 de fevereiro de 2020, Bejarano recebeu a ordenação episcopal em 14 de julho do mesmo ano, conforme o Vaticano.
Dados sobre a Diocese de Monterey
Com uma área de aproximadamente 35 mil km², a Diocese de Monterey abrange 21.916 milhas quadradas na Califórnia, atendendo uma população de mais de um milhão de habitantes, dos quais cerca de 368 mil são católicos, de acordo com a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.
Perspectivas futuras na Diocese de Monterey
A nomeação de Bejarano reforça a presença da Igreja Católica na região e promete fortalecer ações pastorais e sociais no território, contribuindo para a formação de comunidades mais integradas e participativas.


