Brasil, 20 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Projeto do Ministério da Saúde eleva em 480% os encaminhamentos de alta no HUT

O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha (HUT), maior unidade pública de urgência e emergência do Piauí, aprimorou seus processos assistenciais e de gestão após a conclusão de uma etapa do Projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês.

Entre os principais resultados está o aumento de 480% nos encaminhamentos de alta, refletindo maior fluidez no atendimento e melhora no giro de leitos. O projeto tem como objetivo enfrentar problemas históricos dos serviços de urgência e emergência, como prontos-socorros superlotados, dificuldade de internação, recusa de ambulân-cias, transporte fragmentado, ausência de atendimento especializado e concentração de pacientes de baixo risco nas emergências, além de qualificar o cuidado prestado à população.

“As ações implantadas no Hospital de Urgência de Teresina envolveram a adoção de novos protocolos e processos que trouxeram ganhos expressivos para a instituição, com melhor integração entre os setores, organização dos fluxos assistenciais e mais agilidade no atendimento aos pacientes”, explica Carina Pires, coordenadora de proje-tos do Hospital Sírio-Libanês.

Os avanços também foram significativos no centro-cirúrgico. O hospital registrou:

  • redução de 77% nas cirurgias eletivas canceladas por dia;
  • queda de 54,5% no tempo médio de atraso da primeira cirurgia diária;
  • diminuição de 38,2% no tempo de substituição de sala operatória.

Esses resultados proporcionaram um aumento de 55,5% na eficiência global do centro-cirúrgico, consolidando práticas mais modernas de gestão hospitalar. Além disso, hou-ve crescimento de 77% na taxa de classificação de risco dos pacientes, fortalecendo o acolhimento e a priorização assistencial nos atendimentos de urgência e emergência.

“Estamos muito satisfeitos com a implantação do projeto. Já alcançamos avanços im-portantes na cultura organizacional e na gestão dos processos do hospital, o que resul-tou em um atendimento mais ágil aos pacientes e também em mais segurança para os profissionais de saúde”, afirma Aranucha Brito, diretora-geral do HUT. Segundo ela, a iniciativa consolida o hospital como referência em gestão eficiente e melhoria contí-nua na rede pública de urgência e emergência do Piauí.

Resultados que ampliam acesso, cuidado e eficiência

Referência regional em atendimentos de média e alta complexidade nas áreas de Traumatologia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral e Vascular, Ortopedia e Te-rapia Intensiva (UTI), o HUT também apresentou avanços relevantes nos indicadores operacionais após a implantação do Lean nas Emergências.

A unidade registrou redução de 33% no NEDOCS (Escala de Superlotação do Departa-mento de Emergência), indicador que mede o nível de lotação do pronto-socorro, além de queda de 35% na utilização de leitos e redução de 9% no LOS (Length of Stay), índice que representa o tempo de permanência do paciente desde a entrada no pron-to-socorro até a alta. Os resultados indicam maior estabilidade operacional, melhor organização dos fluxos e ampliação da capacidade de atendimento.

O Lean nas Emergências é uma estratégia do Ministério da Saúde voltada à reorgani-zação dos processos assistenciais em unidades que enfrentam superlotação, com foco na melhoria do acesso, do fluxo de pacientes, da resolutividade do cuidado e da segu-rança de usuários e profissionais. A fase II do projeto, recentemente concluída, contou com a liderança do Hospital Sírio-Libanês. No triênio 2021–2023, a iniciativa foi ampli-ada com a participação da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Hospital Moinhos de Vento. No triênio atual (2024–2026), o projeto passou a ser executado por seis hospitais do Proadi-SUS, com a entrada do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospi-tal Alemão Oswaldo Cruz e Hcor.

Sobre o Proadi-SUS


Criado em 2009, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) tem como objetivo apoiar e fortalecer o SUS por meio de projetos nas áreas de capacitação profissional, pesquisa, incorporação e avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada, a partir de demandas do Ministério da Saúde.

Atualmente, o programa reúne sete hospitais filantrópicos de excelência: A.C.Camargo Cancer Center, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein,

Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do Proadi-SUS são oriundos da imunidade fiscal desses hos-pitais.

As iniciativas do programa contribuem para a redução de filas de espera, qualificação de profissionais, desenvolvimento de pesquisas de interesse da saúde pública e melho-ria da gestão e da assistência em hospitais públicos e filantrópicos em todo o país.

Com informações da Ascom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes