A Caixa Econômica Federal anunciou novas medidas para facilitar o acesso ao crédito imobiliário, incluindo a permissão para que clientes com financiamentos ativos possam solicitar um novo crédito pelo Sistema de Financiamento à Habitação (SBPE). Segundo o banco estatal, a iniciativa foi adotada para “atender à demanda do mercado e ampliar as oportunidades para famílias e investidores”.
Mais oportunidades para quem já possui financiamento na Caixa
De acordo com o banco, quem já possui um financiamento habitacional ativo, incluindo cônjuges independentemente do regime de casamento, pode solicitar uma nova operação de crédito imobiliário pelo SBPE. Essa medida visa fortalecer o mercado imobiliário e facilitar o acesso ao financiamento para diferentes perfis de tomadores.
Vantagens das operações com recursos do SBPE
As operações feitas com recursos do SBPE oferecem diversas vantagens, como a maior liquidez no sistema financeiro e maior suporte às operações de crédito imobiliário. Segundo Carlos Vieira, presidente da Caixa, a liberação do compulsório da poupança contribui para “ampliar a liquidez do sistema financeiro, oferecendo suporte às operações de crédito imobiliário em um cenário de maior demanda”.
Essa estratégia visa garantir a estabilidade e a continuidade das concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança. Vieira reforça que “essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, atendendo às necessidades do mercado”.
Medidas complementares para ampliar o acesso ao crédito imobiliário
Além da possibilidade de solicitar novos financiamentos, o governo e a Caixa têm adotado ações para ampliar o acesso ao crédito, como a elevação do teto de empréstimo do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões.
Essas medidas fazem parte de uma estratégia coordenada para estimular o mercado imobiliário, ampliar o acesso ao crédito e fortalecer o setor, sobretudo em um cenário de maior demanda por financiamentos habitacionais.
Para mais detalhes sobre as mudanças nas regras de financiamento, acesse a fonte oficial.


