A Universidade de Glasgow está no centro de uma polêmica recente ao incluir avisos de conteúdo em uma série de clássicos da literatura infantil e juvenil, entre eles a obra Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling. Os estudantes foram informados de que o livro contém “atitudes ultrapassadas, abuso e linguagem” que podem ser consideradas ofensivas.
A polêmica dos avisos de conteúdo
Além de Harry Potter, outros livros destacados pela universidade incluem Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, o romance distópico Noughts & Crosses, de Malory Blackman, e The Treasure Seekers, de Edith Nesbit, todos analisados sob a perspectiva de trazer potenciais ofensas aos leitores. O aviso foi aplicado a todos os alunos que participam do módulo intitulado Literatura Infantil Britânica.
Esses avisos têm gerado reações variadas. Alguns acadêmicos acreditam que a inclusão de tais alertas é necessária para preparar os estudantes para discussões críticas sobre as obras, enquanto outros criticam a prática como excessiva e desnecessária.
Reações da academia e da literatura
Jeremy Black, autor e ex-professor de história da Universidade de Exeter, opinou que os avisos refletem uma mentalidade contemporânea que busca evitar a confrontação com valores do passado. “O desejo da Universidade de Glasgow de alertar que os valores do passado são perigosos e perturbadores oferece um comentário hilário sobre sua mentalidade atual,” afirmou. “Todos esses avisos de conteúdo apenas fornecem uma forma de viés de confirmação para as loucuras do presente.”
John Sutherland, professor emérito de literatura moderna inglesa na University College London, também se manifestou, lembrando que antigamente, a Biblioteca Britânica possuía um “armário de venenos” para livros considerados perigosos para os leitores. “Hoje em dia, com a epidemia de gatilhos, o armário de literatura desencadeante seria do tamanho da estação King’s Cross”, ironizou.
Dame Margaret Drabble, uma renomada autora, comentou sobre a situação de forma sarcástica, dizendo: “Pobres estudantes! Como devem sofrer ao se expor, em sua idade, a Lewis Carroll e Edith Nesbit e todas aquelas histórias ultrapassadas glorificando escolas públicas”.
Justificativa da Universidade de Glasgow
Em resposta às críticas, uma porta-voz da Universidade de Glasgow argumentou que os avisos de conteúdo são uma ferramenta importante no ambiente universitário. “As orientações de conteúdo ajudam os alunos a se prepararem para discussões críticas. Diferentemente de crianças lendo para prazer, os alunos de graduação analisam esses textos em profundidade, o que pode destacar atitudes antiquadas em torno da infância, raça ou gênero”, afirmou.
“Acreditamos que os avisos de conteúdo desempenham um papel crucial em um ambiente educacional, permitindo que professores e alunos se engajem de maneira positiva e respeitosa em questões que abrangem toda a gama da experiência e da história humana.” Essa abordagem busca garantir que o conteúdo do curso seja abordado da forma mais sensível e respeitosa possível.
A importância da literatura na formação dos jovens
Obras como Harry Potter e a Pedra Filosofal não são apenas uma forma de entretenimento, mas também proporcionam momentos de reflexão e aprendizado sobre questões sociais e emocionais. Desde seu lançamento em 1997, o livro vendeu mais de 120 milhões de cópias em todo o mundo e se tornou um marco na literatura juvenil.
A fama e a influência de Harry Potter não apenas introduziram questões como bullying e a perda de entes queridos para um público jovem, mas também provocaram diálogos em torno de temas relevantes como coragem, amizade e perseverança. No entanto, a controvérsia atual levanta a questão sobre como devemos abordar esses textos em um mundo em constante mudança.
Conforme o debate continua, é evidente que a literatura enfrentará desafios à medida que a sociedade evolui, mas a essência das histórias e os valores que elas transmitem continuam a moldar as novas gerações de leitores.


