Brasil, 8 de dezembro de 2025
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Suspeitas de novo vazamento de questões no Enem no Pará

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Pará voltou a estar no centro de polêmicas após alunos acusarem a ocorrência de um novo vazamento de questões. A situação, que ganhou atenção nas redes sociais, ocorre um mês após um escândalo de suposta fraude no exame. Candidatos alegam que itens da avaliação aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro deste ano eram quase idênticos a materiais e apostilas divulgados por Edcley Teixeira, um estudante de medicina que, juntamente com um amigo, teria feito a circular informações privilegiadas em grupos de WhatsApp.

O histórico de denúncias

Conforme as denúncias expostas na plataforma X, questões de ciências humanas e exatas do Enem foram apresentadas de forma semelhante à que Edcley e seu amigo Eduardo Vasconcelos divulgaram em seus materiais. Estes incluíam apostilas, PDFs, e transmissões ao vivo no YouTube, onde, em algumas ocasiões, expunham os mesmos conteúdos que integraram a prova oficial. É importante ressaltar que, em razão da COP 30, realizada em Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem nestes municípios foi aplicado em datas diferentes do restante do Brasil, aumentando ainda mais a intensidade do debate sobre a segurança do exame.

O vazamento anterior e suas implicações

  • A primeira suspeita sobre a integridade do Enem emergiu após uma live de Edcley, na qual ele apresentou questões quase idênticas às da prova de Ciências da Natureza, transmitida cinco dias antes do exame.
  • Durante a live, o estudante utilizou práticas que levantaram questões sobre acesso a materiais sigilosos, já que era apontado que ele disponibilizava PDFs e questões que estariam, em tese, sob confidencialidade.
  • Os mesmos temas discutidos nas lives, como uma questão de biologia, suscitaram preocupações, uma vez que os dados apresentados eram equivalentes aos contidos na avaliação que ainda não havia sido aplicada.
  • Edcley se defendeu afirmando que utilizava uma técnica de engenharia reversa para ensinar seus alunos, baseando-se em informações publicamente disponíveis e em questões que ele mesmo havia visto em provas anteriores.

Questões similares e a reação dos estudantes

Os alunos começaram a relatar questões do Enem que pareciam idênticas aos conteúdos compartilhados por Edcley e Eduardo. Uma questão de língua inglesa, por exemplo, apresentou ilustrações e alternativas que, embora redigidas de maneira diferente, continham o mesmo significado. Em matemática, uma pergunta sobre probabilidade foi identificada como muito semelhante àquela exposta nas apostilas disponibilizadas por Eduardo. Assim, a insatisfação cresceu e os estudantes começaram a verificar mais questões na busca por idêntico compartilhamento de conteúdos.

Repercussão e providências

A repercussão do ocorrido levou muitos alunos a organizarem denúncias e a exigir ações concretas. Após a grande visibilidade do caso anterior, onde o MEC cancelou algumas questões com base na semelhança com o material exposto por Edcley, os estudantes no Pará estão resolutos em garantir a integridade do exame. Eles criaram grupos para compartilhar suas descobertas, com o intuito de alertar as autoridades competentes sobre a situação.

Por outro lado, nem o Inep nem o Ministério da Educação (MEC) se manifestaram até o momento sobre as novas acusações de suposto vazamento durante o Enem no Pará. A silenciosa postura das instituições sobre a questão levantou ainda mais debates sobre a eficácia das medidas de segurança e proteção das informações relacionadas ao exame.

Considerações finais

A situação evidencia a urgência em revisar os mecanismos de segurança do Enem, principalmente após a recente polêmica. Além disso, o acontecimento destaca a vulnerabilidade de candidatos a práticas fraudulentas que podem colocar em risco a credibilidade do exame. O caso atual e outros semelhantes suscitam uma reflexão sobre a necessidade de medidas mais rigorosas para proteger a transparência e a equidade nas avaliações educacionais no Brasil.

Com a comunidade estudantil atenta e exigente, o desenrolar dessas situações pode determinar novos rumos para a condução do Enem nas próximas edições.

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