Brasil, 7 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Sons of Thunder: grupo para jovens promove vocação e liderança cristã

Há pouco mais de um ano, o padre Matthew Gonzalez, da Arquidiocese de Newark, Nova Jersey, fundou o grupo Sons of Thunder, voltado para rapazes do oitavo ao 12º ano, com foco em vocações, fé e masculinidade cristã na atualidade.

Inspiração e propósito do grupo Sons of Thunder

“Deus colocou no meu coração um forte desejo pelas vocações. Estou convencido de que Ele ainda chama jovens hoje”, afirmou Gonzalez à CNA. A iniciativa surgiu após uma experiência no acampamento de verão Quo Vadis, dedicado à formação de verdadeiro homem cristão, que despertou nos jovens participantes um desejo profundo por fé, fraternidade e serviço.

O grupo, cujo nome remete a Marcos 3:17, onde Jesus dá esse apelido aos apóstolos Tiago e João, se reúne mensalmente na Igreja de São Bartolomeu, em Scotch Plains, Nova Jersey. Atualmente, conta com 12 membros que participam de orações e momentos de convivência.

Padre Matthew Gonzalez (à direita) participa de ação comunitária com membros do grupo Sons of Thunder. Crédito: Cortesia de Padre Matthew Gonzalez
Padre Matthew Gonzalez (à direita) participa de ação comunitária com membros do grupo Sons of Thunder. Crédito: Cortesia de Padre Matthew Gonzalez

As reuniões começam com oração conduzida por um dos jovens e leitura feita por outro. Depois, assistem a vídeos do programa “Into the Breach”, da Knights of Columbus, que aborda a masculinidade autêntica, valores de oração e liderança. A discussão que segue busca aprofundar os temas apresentados.

Objetivos e ações do grupo Sons of Thunder

“Queremos inspirar os jovens a se inspirarem no Homem mais perfeito — Jesus Cristo”, explica Gonzalez. Ele acrescenta que o objetivo do grupo é fomentar três pilares: oração, formação na fé e diversão. Além de encontros de oração, o grupo visita o seminário local e participa de projetos de serviço à comunidade, como hortas, ações solidárias e limpeza de praias.

“Servir aos outros é fundamental na nossa missão”, afirma o padre. A iniciativa busca também apresentar as vocações sacerdotais, contrapondo a crise de sentido que, segundo Gonzalez, afeta a cultura atual. “Não acredito na existência de uma crise de vocações, mas sim de propósito e identidade em nossa sociedade.”

Impacto no fortalecimento da fé e do propósito

Para Gonzalez, quando jovens conhecem sua identidade em Cristo, conseguem ouvir com mais clareza o chamado de Deus. “Sons of Thunder existe para ajudar a restaurar esse sentido de missão, de quem somos e o que Deus nos chama a fazer.”

Com a nova missão como reitor da Catedral Basílica do Sagrado Coração em Newark, Gonzalez afirma que o grupo passará a ser liderado por um leigo que o auxiliava na coordenação. “Desejo ampliar a ação dos jovens nesta nova fase, que eles vivam a experiência do primeiro grupo, e possam crescer na fé, na amizade e na descoberta do chamado de Deus.”

Mensagem final e esperança na vocação

Para quem participa do Sons of Thunder, Gonzalez deseja que aprendam que a fé vale a pena, mesmo com sacrifícios, e que o relacionamento com Deus e entre jovens é fundamental. “Se saírem sabendo que são amados por Deus e destinados à grandeza, nossa missão estará cumprida.”

Para saber mais, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes