Brasil, 8 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Meta integra conteúdos de veículos de comunicação ao seu assistente de IA

A Meta anunciou, nesta sexta-feira (5), que incorporará conteúdos de grandes veículos de comunicação, incluindo CNN, Fox News e Le Monde, ao seu assistente de inteligência artificial (IA). A iniciativa visa fornecer aos usuários informações atualizadas em suas plataformas, com links para artigos de sites associados aos meios de comunicação.

Negociação para licenciamento de notícias com veículos de mídia

Desde o início deste ano, a Meta mantém conversas com empresas de mídia, como Axel Springer, Fox e News Corp, para licenciar notícias e outros conteúdos jornalísticos para uso em suas ferramentas de IA, conforme relatório do The Wall Street Journal. Essas negociações representam uma tentativa da Meta de reverter a redução na prioridade dada a conteúdos jornalísticos em suas plataformas, especialmente após sua decisão de deixar de pagar por esses conteúdos em 2022.

Segundo o WSJ, a empresa de Mark Zuckerberg já fechou acordos milionários com veículos como The Wall Street Journal, The New York Times e Washington Post, destinados a incluir suas notícias na aba de novidades do Facebook. Contudo, nos últimos anos, a Meta reduziu significativamente seus investimentos nesse tipo de conteúdo, impactando o tráfego de veículos na plataforma, embora alguns publishers tenham reportado aumento recente nesse tráfego.

Contexto e impacto na imprensa

O movimento ocorre em um momento de preocupação com o futuro da imprensa na era da IA generativa. A Meta, que tem feito ajustes em suas estratégias de conteúdo, busca equilibrar o uso de notícias de veículos reconhecidos enquanto lida com pressões regulatórias, como uma multa de R$ 742 milhões imposta pela União Europeia à rede social X, de Elon Musk, por questões relacionadas à transparência de conteúdo.

Além disso, a aproximação com veículos de comunicação sinaliza uma tentativa de fortalecer a credibilidade de suas respostas, oferecendo fontes confiáveis e atualizadas para os usuários de sua assistente de IA.

Perspectivas futuras na integração de conteúdo jornalístico

A parceria entre Meta e os veículos de comunicação reforça a aposta na inteligência artificial como uma ferramenta de integração de notícias e informação em tempo real, especialmente com o aumento de ferramentas de IA generativa, como o YouTube, que expandiu investimentos na área nesta semana.

Segundo especialistas, essa iniciativa pode influenciar significativamente o cenário da imprensa digital, promovendo maior acesso a notícias e potencialmente alterando a dinâmica de tráfego e receita do jornalismo na internet.

Para mais detalhes, acesse a matéria original do Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes