A Copa do Mundo de 2026, um dos maiores eventos esportivos do planeta, já tem suas chaves e grupos definidos. A competição, que será realizada nos Estados Unidos, no México e no Canadá, acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026, e irá reunir 48 seleções disputando um total de 104 jogos.
Detalhes do sorteio da Copa do Mundo
Na tarde da última sexta-feira (5), o sorteio que definiu os grupos da Copa do Mundo ocorreu no prestigiado Kennedy Center, em Washington, D.C., nos Estados Unidos. Este sorteio é um momento esperado por torcedores de todo o mundo, pois estabelece os confrontos que determinarão quem avançará para as próximas fases do torneio.
A seleção brasileira, tradicionalmente uma das favoritas, foi alocada no grupo C, ao lado de seleções como Marrocos, Escócia e Haiti. A estreia do Brasil está agendada para o dia 13 de junho, quando enfrentará um desses adversários em busca de uma vitória que possa garantir a classificação para as etapas seguintes da competição.
Importantes datas do torneio
O jogo de abertura da Copa do Mundo de 2026 está programado para o dia 11 de junho, quando o México medirá forças com a África do Sul no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México. Este será um jogo simbólico, pois o Estádio Azteca já recebeu finais de Copas do Mundo e é um verdadeiro templo do futebol.
A grande final, que promete ser um dos momentos mais emocionantes do ano, está marcada para ocorrer no MetLife Stadium, em Nova Jersey, no dia 19 de julho de 2026. A expectativa é de que este jogo atraia uma audiência global, com milhões de fãs sintonizando para acompanhar a decisão do torneio.
Grupos da Copa do Mundo de 2026
Os grupos foram definidos da seguinte forma:
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem da Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B: Canadá, Repescagem da Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia), Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem da Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Repescagem da Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia), Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Expectativas para a seleção brasileira
O Brasil, conhecido por sua rica história no futebol e suas cinco conquistas de Copas do Mundo, entra novamente em campo com a esperança de conquistar mais um título. A presença de jogadores talentosos, aliada a uma tradição vencedora, faz da seleção brasileira uma forte candidata ao título.
Os torcedores brasileiros, sempre apaixonados e envolvidos, já começam a mobilizar-se para apoiar a equipe, criando um ambiente de expectativa e festa que promete ser contagiante, tanto nos estádios quanto nas telonas e praças em todo o país.
Com tudo isso em mente, a Copa do Mundo de 2026 promete ser um espetáculo emocionante, repleto de paixão, desafios e, principalmente, do melhor do futebol mundial.


