Brasil, 8 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Celebrando Our Lady of Guadalupe na noite de 11 de dezembro

A Catedral Metropolitana da Arquidiocese do México promoverá uma intensa programação na noite de 11 de dezembro para celebrar Our Lady of Guadalupe, padroeira do México, na véspera de sua festa no dia seguinte.

Programação da noite de Guadalupe

Com o título “Noite Guadalupe”, o evento começará às 18h (horário local) com uma procissão partindo da Igreja de Santa Inês, levando a imagem da “Virgem do Juramento”, que, conforme indicam as redes sociais da catedral, é “a imagem histórica diante da qual a Virgem de Guadalupe foi proclamada padroeira da Nova Espanha”.

No percurso, serão feitas quatro estações que recordam as aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, ocorridas entre 9 e 12 de dezembro de 1531. A chegada ao interior da catedral contará com a recitação do rosário às 20h, seguido pelas tradicionais “Mañanitas” — canto comemorativo aos santos no México — acompanhadas por música de mariachi.

Às 22h será celebrada uma missa, encerrando o programa às 23h com o toque de sinos em homenagem à solenidade da Virgem de Guadalupe.

A importância de Nossa Senhora de Guadalupe

Em entrevista à ACI Prensa, parceiro de notícias em espanhol da CNA, o padre José A. Carballo, reitor da catedral e dean do capítulo metropolitano, destacou que celebrar Nossa Senhora de Guadalupe “é reconhecer que ela continua caminhando conosco, intercedendo por nossas famílias, necessidades e nação”.

Ele afirmou ainda que “sua imagem, milagrosamente impressa na tilma de São João Diego, é fonte de conforto para quem busca refúgio, força para os que suportam sofrimentos e orientação para quem deseja seguir a Cristo”. A celebração, na sua visão, representa “um ato filial de amor à Virgem de Guadalupe, que decidiu permanecer para sempre no meio do seu povo”.

A devoção ao ‘Virgem do Juramento’

O padre Carballo ressaltou a presença da “Virgem do Juramento” nesta homenagem, pois ela simboliza a profunda ligação histórica e espiritual dessa devoção com a Igreja no México. “Ela foi escolhida por sua relevância como símbolo de renovação da fé e do compromisso cristão”, afirmou, ao lembrar que “representa o ato solene pelo qual as gerações passadas expressaram fidelidade a Deus e à proteção maternal de Santa Maria”.

Também destacou a coordenação entre a catedral do México e a Basílica de Guadalupe, que também receberá grande número de fiéis para celebrar a padroeira.

Perspectivas e impacto da celebração

Segundo o religioso, essa ocasião reforça a caminhada em sinodalidade, “sempre em busca do bem do povo de Deus”. Essa harmonia de atividades entre as instituições permite que as celebrações do dia 11 e 12 de dezembro se complementem, promovendo uma experiência de unidade e comunhão.

O teólogo e postulador da causa de canonização de São João Diego, padre Eduardo Chávez, destacou a relevância do momento, afirmando que “é ali, na casa do bispo Zumárraga, que a imagem da Virgem de Guadalupe foi formada em 12 de dezembro de 1531”. Para ele, isso é “de grande significado, pois a Virgem de Guadalupe constrói, forma e é mãe da Igreja desde o início”.

Chávez lembrou ainda a oração de Zumárraga, em 1529, antes das aparições, quando expressou sua angústia diante dos problemas do México, pedindo socorro a Deus, o que demonstra o profundo compromisso de suas gerações com a fé.

Fonte: CNA

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes